Conecte Conosco

Centro-Oeste

MP critica exibição de Prison Break e A Freira em unidades socioeducativas do DF

Publicado

em

Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou a supervisão prévia dos conteúdos audiovisuais exibidos nas unidades de internação e semiliberdade. Isso aconteceu após constatara a exibição de filmes e séries que não condizem com os objetivos de responsabilização e reintegração social dos jovens internos.

De acordo com o MPDFT, a recomendação surgiu por causa de observações feitas durante fiscalizações e informações fornecidas pela Promotoria de Execução de Medidas Socioeducativas (Premse). Um exemplo citado foi a exibição do filme A Freira durante atividades escolares na Unidade de Internação de Santa Maria. O filme foi considerado inadequado por conter cenas de extrema violência e incitação a comportamentos perigosos, o que vai contra a finalidade educacional da medida socioeducativa.

A Premse também apontou que adolescentes na Unidade de Semiliberdade de Taguatinga II tiveram acesso à série Prison Break. A trama da série, focada em estratégias de fuga e confronto com autoridades, foi vista como incompatível com o processo de ressocialização previsto legalmente.

A preocupação do MPDFT se intensificou após o incêndio de 29 de agosto na Unidade de Semiliberdade de Taguatinga I, que levou à interdição temporária do local. Esse incidente destacou a necessidade de um acompanhamento mais rigoroso e cuidado com os estímulos oferecidos, evitando reforçar ideias de violência e desobediência institucional.

Recomendações indicadas

  • Implantar controle rigoroso dos conteúdos exibidos nas unidades socioeducativas.
  • Garantir que as mídias apresentadas estejam alinhadas aos objetivos pedagógicos e de reintegração social.
  • Intensificar a fiscalização para impedir o acesso a materiais que promovam comportamentos inapropriados ou violentos.
  • Promover ações educativas que contribuam para a responsabilização e ressocialização dos adolescentes.
  • Fortalecer o acompanhamento institucional para prevenir incidentes e garantir segurança e bem-estar nas unidades.
Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados