O Ministério Público do Distrito Federal lançou nesta semana a campanha “O que você tem a ver com a corrupção?”, por meio de palestras feitas a alunos dos ensinos fundamental e médio. Serão mais de 90 encontros, em cerca de 50 escolas de 12 regiões administrativa. Mais de 50 voluntários, entre membros e servidores do órgão, participam da ação.
A primeira palestra ocorreu no Centro de Ensino Fundamental (CEF) 1 do Gama e contou com a participação do procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Bessa. “Para além de fiscalizar as leis e a aplicação correta de recursos públicos, o MP deve atuar de forma propositiva. Discutir ética e honestidade com os jovens é, sem dúvida, umas das maneiras mais eficientes de atuação contra crimes de corrupção”, disse.
O MP já levou a campanha para o Centro de Ensino 1 do Gama há cinco anos e promoveu outras ações em parceria com a instituição, como um concurso de cinema do colégio feito em outubro de 2015. Na ocasião, foram produzidos curtas-metragens com o tema corrupção e violência. A expectativa é que agora a iniciativa seja estendida para outras escolas.
A supervisora da escola, Francisca Beleza, afirma que o projeto é fundamental para que os alunos possam desenvolver uma consciência ética e cidadã. “Esta aproximação do MP com a comunidade nos permite discutir com os alunos o aspecto mais micro da corrupção, quando ela ocorre nas relações interpessoais e nas ações do dia a dia, por exemplo. Tendo como base essas reflexões, podemos exigir um comportamento diferenciado dos estudantes.”
Você precisa estar logado para postar um comentário Login