Conecte Conosco

Mundo

MP francês quer acusar suspeitos de matar ativista intencionalmente

Publicado

em

O Ministério Público da França solicitou nesta quinta-feira (19) o indiciamento por homicídio intencional de sete indivíduos suspeitos de terem causado a morte de um ativista de extrema direita por meio de agressões físicas, um caso que ganhou repercussão internacional depois que a primeira-ministra da Itália comentou sobre o incidente.

Quentin Deranque, de 23 anos, faleceu na semana anterior devido a um trauma cerebral, resultado de uma agressão por várias pessoas em Lyon, no sudeste francês. Hoje, a promotoria declarou que pedirá que sete acusados respondam por homicídio doloso.

O procurador de Lyon, Thierry Dran, comunicou em entrevista coletiva que solicitou prisão preventiva em virtude dos possíveis riscos à ordem pública.

Dran mencionou que os suspeitos negam a intenção de matar, embora alguns admitam ter participado das agressões contra o falecido ou outras vítimas.

O presidente francês, Emmanuel Macron, também se manifestou acerca do caso, que vem causando impacto no cenário político às vésperas das eleições municipais no país.

“Nada justifica atos violentos, de nenhum lado, mesmo em conflitos que possam ser fatais para a República”, afirmou Macron em Nova Délhi, onde finalizava uma visita oficial à Índia.

O líder francês pediu ainda que a primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, cessasse comentários sobre a situação interna da França, após a líder de direita declarar na quarta-feira que a morte representava uma ferida para toda a Europa.

Meloni respondeu que sua declaração foi uma mostra de solidariedade e não uma interferência nos assuntos da França, além de expressar-se chocada com a reação do presidente francês.

O ocorrido deu-se em Lyon durante uma manifestação de extrema direita contra a presença da eurodeputada de esquerda Rima Hassan em um evento universitário local.

Dentre os detidos está um assistente parlamentar de Raphaël Arnault, deputado pelo partido de esquerda radical La France Insoumise. O político anunciou que iniciou processo para encerrar o contrato com seu colaborador.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados