Conecte Conosco

Notícias Recentes

MP pede desativação de pista de pouso no Parque Burle Marx, no DF

Publicado

em

A Promotoria de Defesa da Ordem Urbanística do Distrito Federal recomendou ao Instituto Brasília Ambiental (Ibram) que desative uma pista de pousos e decolagens no parque Burle Marx, entre a Asa Norte e o Noroeste. A pista foi construída pela Associação dos Pilotos de Ultraleve de Brasília, que tinha autorização para usar a área do antigo camping clube até 2006. Não conseguimos contato com a associação e com o Ibram na noite desta segunda (23).

Segundo o Ministério Público, a área foi incorporada ao terreno do parque Burle Marx em 2008, e o novo plano de manejo não prevê a pista de pouso. A promotoria diz que a associação construiu uma nova pista em 2013, com autorização irregular do Ibram e sem alvará.

Na recomendação, o MP diz que a obra foi embargada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) porque a área é tombada pela União. O instituto afirma que a pista reduz a área verde do parque e compromete o uso pelos visitantes.

A Terracap, responsável pela urbanização do espaço, afirma no parecer citado na recomendação que a pista prejudica a implantação de calçadas, ciclovias e equipamentos esportivos.

O documento da promotoria recomenda ao Ibram que determine a desativação da pista e a desocupação dos hangares e construções relacionados. “A manutenção da pista de pouso e decolagem importa na transformação de todo o parque para atender aos interesses de um grupo restrito de pessoas que a utilizam”, diz o promotor de Justiça Marcelo Teixeira.

Fonte: G1

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados