Centro-Oeste
MPDFT realiza encontros para discutir direitos de adolescentes na diversidade
O Núcleo de Enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Nevesca/NDH) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), junto com o Fórum da Diversidade Victória Jugnet, organizou, no dia 11 de fevereiro, encontros para dialogar sobre os direitos dos adolescentes nas diferentes diversidades sexual e de gênero.
As atividades ocorreram durante a manhã e à tarde no Lar de São José, contando com a participação de aproximadamente 70 pessoas, entre promotores de justiça, equipes dos serviços de acolhimento institucional do Distrito Federal, famílias e adolescentes acolhidos.
O evento teve palestras técnicas sobre os direitos de crianças e adolescentes em contextos de diversidade sexual e de gênero, seguidas por análises de casos reais vivenciados nos serviços de acolhimento. Compareceram representantes dos serviços do Lar de São José, Irmão Áureo, Casa do Caminho, Lar Chico Xavier e Casa da Criança Batuíra, promovendo uma rica troca de experiências sobre situações reais de acolhimento.
O objetivo foi promover o compartilhamento de experiências e fortalecer práticas que garantam cuidado e proteção integral. A promotora de justiça Luisa de Marillac, que coordena o Nevesca e conduziu os encontros, ressaltou que “superar preconceitos e exercer os direitos humanos exige constante capacitação dos profissionais que atuam na proteção de crianças e adolescentes”.
Participaram também a promotora de justiça Liz Elainne Mendes, coordenadora do Nevesca e integrante da Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude, o promotor de justiça Renato Bianchini, o médico de família Luiz Fernando Marques, a coordenadora da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa Keka Bagno, Mônica Monteiro da ONG Mães pela Diversidade, Rudá Nunes da Defensoria Pública do Distrito Federal, e a conselheira tutelar Mona Nascimento, entre outros.
O Fórum da Diversidade Victória Jugnet é um grupo de trabalho que visa fortalecer a rede de atendimento e proteção a crianças e adolescentes na diversidade sexual e de gênero. O grupo atua coordenando ações integradas entre órgãos públicos e entidades civis para promover o desenvolvimento pleno destes jovens no Distrito Federal, seguindo os princípios de proteção integral previstos na Constituição.
Essas atividades fazem parte do projeto “Transcender pela adolescência”, que realizou uma escuta com adolescentes no segundo semestre de 2025, identificando a necessidade de formação contínua para a rede de proteção sobre direitos de crianças e adolescentes nas diversidades sexual e de gênero.
Informações fornecidas pelo MPDFT

Você precisa estar logado para postar um comentário Login