Notícias Recentes
MTST ocupa Secretaria da Fazenda e cobra auxílio-moradia do GDF
Protesto busca a reinclusão de famílias em benefício dado pelo governo.
Segundo manifestantes, 400 famílias foram tiradas da lista de recebimento.
Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocuparam a sede da Secretaria da Fazenda do Distrito Federal na tarde desta terça-feira (22). Cerca de 200 manifestantes cobram a inclusão de 1.415 famílias no auxílio, para pagamento de aluguel.
As famílias que pedem o benefício ao GDF estão acampadas em Sobradinho, Planaltina e Samambaia. O coordenador do MTST Sérgio Leonel, de 32 anos, diz que o grupo está desde as 14h no prédio e não “tem hora para sair”. Segundo ele, o governo do Distrito Federal trabalha com lentidão e não se preocupa com as necessidades de pessoas que não têm onde morar.
Às 16h o subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular do GDF, Acilino Ribeiro, informou que o pagamento será feito provavelmente nesta quinta-feira. Segundo ele, R$ 1 milhão já foram depositados na conta da Secretaria de Fazenda.
“Geralmente o pagamento sai em 48 horas. Entretanto, estamos tentando que as famílias consigam o cheque ainda no Natal. O pagamento era para ser realizado no dia 15. Tivemos apenas sete dias de atraso, por questões técnicas e financeiras. Na minha opinião, não era necessária uma manifestação. Já que foi feita, viemos negociar. O dinheiro já foi liberado. Agora, o BRB que decidirá o dia do pagamento.”
“Nós estamos há quatro meses acampados. Não temos água, luz, faltam condições de higiene. Temos muitas crianças nos acampamentos. Nossa situação de vulnerabilidade é grande. Tivemos a informação que 400 famílias, que estavam cadastras no programa, foram tiradas. Por que isso?”, disse.
A Polícia Militar estima que 120 pessoas participaram do protesto e a entrada e saída do prédio não foram bloqueadas. O tenente-coronel da PM Marcio Vasconcelos informou que nada no prédio foi quebrado e que o protesto ocorre de forma tranquila, sem violência.
“Estamos aqui para garantir a segurança e a preservação do patrimônio público. Tivemos a informação de que a situação será resolvida. Entretanto, todo programa do GDF precisa de um trâmite e demora um certo tempo para ser implementado”, disse.
Por volta de 17h os manifestantes deixaram o prédio da secretaria da Fazenda após chegarem a um acordo com o subsecretário de Movimentos Sociais e Participação Popular do GDF, Acilino Ribeiro. De acordo com informações da PM, as famílias que estão regularmente cadastradas no programa vão receber cheques com o valor do auxílio.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login