Conecte Conosco

Centro-Oeste

Mudanças na Luos permitem mais postos de gasolina em Ceilândia

Publicado

em

Um Projeto de Lei Complementar aprovado na quarta-feira (26/11) pela Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) modifica a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos) de Ceilândia, incluindo uma nova área da região onde postos de gasolina poderão ser instalados.

A área adicionada na Luos é a “CSII 1”, que cobre regiões internas próximas a bairros residenciais. A instalação dos postos nesta área será condicionada à operação conjunta com estabelecimentos como supermercados, hipermercados, shoppings, concessionárias de veículos, entre outros.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) foi procurada para detalhar os endereços afetados pela mudança, mas ainda não forneceu resposta.

Expansão comercial e residencial

Além de possibilitar a abertura de novos postos de gasolina, o projeto amplia as oportunidades para atividades comerciais, de serviços e residenciais em cerca de três mil lotes na região.

Entre as alterações, aproximadamente 2.100 lotes poderão abrigar pequenos comércios como padarias, mercadinhos e salões de beleza, além de manter uso residencial. Outros 500 lotes terão permissão para comércios de maior porte e instituições de ensino médio e superior, localizados em áreas de maior circulação e sem prejudicar residências próximas.

Também foi prevista a autorização para uso residencial em 142 lotes da Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) do Centro Norte, onde anteriormente era permitido apenas o uso comercial, incentivando a ocupação mista com moradia associada a estabelecimentos comerciais.

O projeto libera ainda 35 lotes nos setores de Indústrias e Material de Construção para atividades complementares.

Segundo o texto elaborado pelo Poder Executivo, a Seduh buscou alinhar as normas urbanísticas às demandas locais, baseando-se em estudos técnicos, visitas à região e diálogo com moradores e a Administração Regional de Ceilândia.

A Luos é um instrumento que define os locais adequados para moradia, comércio e serviços públicos, influenciando diretamente a qualidade de vida da população e o desenvolvimento econômico.

Agora, o projeto aguarda sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB) para entrar em vigor.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados