Conecte Conosco

Destaque

Mulheres dominam o serviço público do DF e crescem em cargos de liderança

Publicado

em

As mulheres são a maioria no serviço público do Distrito Federal, representando 54,62% dos servidores efetivos do Governo do Distrito Federal (GDF), totalizando 66.459 profissionais em um total de 121.679. Essa presença se destaca também em cargos de liderança, influenciando a criação de políticas públicas.

No primeiro nível da administração, das 33 secretarias de Estado do DF, seis são dirigidas por mulheres, incluindo a vice-governadora Celina Leão e cinco secretárias, o que corresponde a cerca de 18% do total. Nas administrações regionais, cinco das 35 regiões são chefiadas por mulheres, cerca de 14% das lideranças locais.

Em setores essenciais como educação, saúde e assistência social, a participação feminina é ainda maior. Na Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), as mulheres formam 68,51% dos servidores, com 22.431 profissionais entre 32.742 trabalhadores. Nos cargos comissionados, elas ocupam 66,54% das 4.474 funções de liderança, principalmente em supervisão, vice-direção, direção e chefia.

A secretária de Educação, Hélvia Paranaguá, destaca que essas profissionais conduzem a gestão com sensibilidade, dedicação e competência, transformando a realidade das escolas. Na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), as mulheres representam 62,8% dos servidores, com 1.113 profissionais entre 1.771, e ocupam 60,5% dos cargos de liderança, totalizando 178 de 294 posições. A secretária Ana Paula Marra afirma que essa presença melhora a qualidade das políticas públicas, trazendo experiência e compromisso com as demandas locais.

A influência feminina também cresce em áreas tradicionalmente masculinas. Na Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), comandada pela coronel Ana Paula Barros Habka, as mulheres são cerca de 15% do efetivo. Na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), elas representam 30% do efetivo, atuando como delegadas, peritas e papiloscopistas.

Na área de inovação e gestão, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação tem suas três subsecretarias lideradas por mulheres, responsáveis pela administração, desenvolvimento tecnológico e inclusão digital. Na Escola de Governo do Distrito Federal (Egov), cerca de 70% dos servidores em programas de capacitação são mulheres. A diretora-executiva Juliana Tolentino observa que isso reflete um modelo de gestão baseado em competência técnica, sensibilidade social e equidade.

A vice-governadora Celina Leão ressalta que promover o desenvolvimento das mulheres é uma meta importante, fortalecendo a economia e construindo uma sociedade mais justa. O aumento da presença feminina mostra mudanças na gestão pública, promovendo diversidade nas decisões e impactando a criação de políticas que beneficiam a população do DF.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados