Mundo
Mundo celebra acordo de paz entre Israel e Hamas

Líderes globais comemoraram nesta quinta-feira (9) o acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas, anunciado nesta quarta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como a “primeira etapa” de um plano de paz para a Faixa de Gaza. O acordo também prevê a troca de prisioneiros entre israelenses e palestinos.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, declarou que a organização apoiará a aplicação do acordo e intensificará a assistência humanitária aos palestinos.
O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, expressou alívio com a iminente libertação dos reféns e afirmou que “a paz finalmente parece estar ao alcance”.
O premiê da Austrália, Anthony Albanese, qualificou o acordo como um “raio de esperança”, enquanto o líder da Malásia, Anwar Ibrahim, disse que o pacto representa “uma luz depois de meses de sofrimento e destruição”.
O chefe de Gabinete do Japão, Yoshimasa Hayashi, afirmou que o Japão acolhe positivamente o acordo, vendo-o como um avanço significativo para a diminuição das tensões e para a solução de dois Estados.
O ministro das Relações Exteriores da Nova Zelândia, Winston Peters, descreveu o acordo como um passo inicial positivo para acabar com o sofrimento de israelenses e palestinos.
O presidente da Argentina, Javier Milei, anunciou sua intenção de indicar Donald Trump para o Prêmio Nobel da Paz, em reconhecimento ao seu papel destacado na promoção da paz mundial.
Fonte: Dow Jones Newswires.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login