Conecte Conosco

Destaque

‘Não é tarde para dar a volta por cima’, diz OMS sobre Covid

Publicado

em

Com quase 20 milhões de casos confirmados de pacientes contaminados pelo novo coronavírus, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, afirmou, nesta segunda-feira (10), que ainda está nas mãos da humanidade a missão de conter a pandemia de Covid-19. Até agora, foram registradas mais de 730 mil mortes e mais de 12 milhões de recuperados.

– Há esperança. Para qualquer país, região, cidade ou povoado, ainda não é tarde para dar a volta por cima – ressaltou Tedros.

De acordo com a OMS, a semana passada foi a primeira desde meados de maio a não bater recordes de casos diários. Por isso, a curva de contágios por semana caiu pela primeira vez após meses de crescimento contínuo. Segundo Tedros, França, Alemanha, Coreia do Sul, Espanha, Itália e Reino Unido sofreram grandes surtos, mas conseguiram frear o SARS-CoV-2.

– As cadeias de transmissão foram quebradas por uma combinação de identificação rápida de casos, rastreamento completo de contatos, tratamento adequado de pacientes, distanciamento físico, uso de máscara, higienização regular das mãos e o ato de tossir longe dos outros.

O diretor da OMS alertou que “mesmo que a presença do vírus diminua, haverão surtos de qualquer maneira”. Já a diretora técnica da OMS, Maria Van Kerkhove, disse que “as comunidades devem compreender o seu papel e gerir os seus próprios riscos”.

– Se for pedido para que fiquem em casa, devem fazê-lo, e se tiverem de sair, viajar em transportes públicos, devem colocar a máscara e seguir as recomendações. Temos de evitar grandes multidões e ser prudentes.

* Com informações da agência EFE

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados