Mundo
Nasry Asfura, apoiado por Trump, vence eleição presidencial em Honduras
O Conselho Nacional Eleitoral de Honduras informou nesta quarta-feira, dia 24, que o conservador Nasry Asfura, cuja candidatura contou com o apoio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi eleito presidente após as eleições realizadas em 30 de novembro. Ele conquistou 40,27% dos votos, superando o adversário Salvador Nasralla, em um processo de apuração prolongado que gerou tensão no país.
A apuração especial de 2.792 atas, iniciada na semana passada devido a alegações de irregularidades, foi concluída pelo órgão eleitoral principal. Tito Asfura, representante do Partido Nacional, sucedeu em sua segunda tentativa presidencial a Nasralla, do Partido Liberal, que recebeu 39,53% dos votos.
Este resultado representa um revés para o partido de esquerda Liberdade e Refundação (Libre), cuja candidata Rixi Moncada obteve 19,19% dos votos. Antes da apuração especial, que começou na quinta-feira anterior em meio a denúncias de fraude e pressão do governo de Trump, a diferença entre Asfura e Nasralla era inferior a 1%.
A eleição presidencial complexa em Honduras reflete uma mudança mais ampla para a direita na América Latina. Esta reviravolta ocorre pouco depois das eleições no Chile, que resultaram na vitória do ultradireitista José Antonio Kast. (informações da AP)


Você precisa estar logado para postar um comentário Login