Conecte Conosco

Mundo

Navios de guerra russos fazem visita de rotina a Cuba

Publicado

em

Frota do Báltico deve permanecer em Cuba até a próxima terça-feira

Moradores de Havana assistiram à chegada de navios de guerra russos pela segunda vez em poucos meses, em uma visita que as Forças Armadas Revolucionárias Cubanas chamaram de rotineira.

O navio de patrulha Neustrahimiy, o navio de treinamento Smolniy, e os navios de apoio – todos da Frota do Báltico – estão programados para partir na terça-feira.

Em junho, um submarino nuclear russo, uma fragata e navios de apoio exercitaram os músculos de Moscou no porto de Havana, a menos de 160 quilômetros da Flórida.

“Os movimentos da Rússia no Atlântico não representam nenhuma ameaça direta ou preocupação para os Estados Unidos”, disse um porta-voz do Comando Norte dos Estados Unidos, acrescentando que o comando monitorou todas as abordagens à América do Norte.

As tensões entre os Estados Unidos e a Rússia aumentaram desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, e a atividade naval russa – embora rotineira no Atlântico – aumentou devido ao apoio dos EUA à Ucrânia, dizem autoridades norte-americanas.

Simultaneamente, as relações entre a Rússia e Cuba, aliados da Guerra Fria, melhoraram significativamente à medida que o país governado pelos comunistas luta contra uma crise econômica que acusa ser devido principalmente às sanções dos EUA.

CNN

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados