Mundo
Netanyahu no tribunal por acusação de corrupção

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, compareceu ao tribunal em Tel Aviv nesta quarta-feira (15) para mais uma audiência relacionada ao seu processo por corrupção, iniciado em maio de 2020.
Ele chegou com um sorriso, trajando terno preto e gravata vermelha, acompanhado por diversos ministros. A presença da comitiva foi recebida com vaias de um grupo de manifestantes ao se aproximarem do tribunal.
Na segunda-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, solicitou ao Parlamento israelense que conceda um indulto a Netanyahu, que enfrenta acusações de corrupção, fraude e abuso de confiança em três processos diferentes.
Essa audiência acontece pouco após a recente troca dos últimos reféns israelenses vivos em Gaza por cerca de 2.000 presos palestinos, em um cessar-fogo mediado pelos Estados Unidos.
Benjamin Netanyahu e sua esposa, Sara Netanyahu, são acusados de terem recebido bens de luxo avaliados em mais de 260.000 dólares (equivalente a 1,4 milhão de reais) de bilionários, em troca de favores políticos.
Além disso, em outros dois processos, o primeiro-ministro é acusado de buscar negociar uma cobertura jornalística favorável em dois meios de comunicação israelenses.
Netanyahu sempre negou as acusações, afirmando ser alvo de uma trama política para tirá-lo do cargo.
Durante seu mandato atual, iniciado no final de 2022, ele apresentou grandes propostas de reformas no sistema judiciário, que segundo seus opositores, tinham o intuito de diminuir a influência dos tribunais.
Essas iniciativas promoveram fortes protestos, os quais foram minimizados após o início do conflito em Gaza, resultante do ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login