Mundo
Netanyahu pede que Catar expulse terroristas ou Israel fará isso

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fez um alerta ao Catar em uma mensagem nas suas redes sociais na quarta-feira, dia 10. Em um vídeo postado no X, o premiê israelense comparou o ataque realizado na terça-feira contra uma delegação do Hamas com as operações dos EUA no Iraque e no Afeganistão em resposta ao atentado terrorista de 11 de setembro de 2001.
“Digo ao Catar e a todas as nações que abrigam terroristas que vocês precisam expulsá-los ou entregá-los à justiça. Caso contrário, faremos isso”, declarou o primeiro-ministro.
Netanyahu iniciou o vídeo relembrando os ataques da Al-Qaeda nos EUA há 24 anos e afirmou que Israel também vive seu “próprio 11 de setembro”: “Em 7 de outubro de 2023, terroristas islâmicos cometeram a pior atrocidade contra o povo judeu desde o holocausto”.
Ele continuou dizendo que, assim como os EUA, Israel está “perseguindo os terroristas responsáveis por esse crime bárbaro onde quer que estejam”. “Na terça-feira, agimos nesse sentido. Fomos atrás dos líderes terroristas por trás do massacre de 7 de outubro. E fizemos isso no Catar, que fornece abrigo seguro, protege terroristas, financia o Hamas e lhes dá apoio”, acusou, sem apresentar evidências.
Netanyahu criticou a condenação internacional aos ataques, ressaltando que não houve reações semelhantes quando os EUA caçaram terroristas no Afeganistão e eliminaram Osama Bin Laden no Paquistão. “Agora, vários países criticam Israel. Eles deveriam se envergonhar. Devem aplaudir Israel por defender esses princípios e agir em conformidade.”
Na terça-feira, Israel realizou bombardeios em Doha, capital do Catar, numa operação para eliminar líderes seniores do Hamas. A ação gerou críticas severas de países do Oriente Médio e de aliados ocidentais. Na quarta-feira, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou que avaliará a aplicação de sanções e a suspensão de acordos comerciais com Israel, em razão do conflito na Faixa de Gaza.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login