Centro-Oeste
Névoa seca piora qualidade do ar em Brasília

Na tarde deste sábado (13/9), a qualidade do ar em Brasília caiu para níveis prejudiciais, com altos índices de poluição, conforme mostrado por sites de monitoramento ambiental. Uma névoa seca encobre a capital federal, visível no céu.
A plataforma AQICN.org, que monitora a poluição atmosférica, indicou que Brasília atingiu um patamar de qualidade do ar considerado não saudável para grupos sensíveis. As autoridades recomendam que as pessoas diminuam o tempo em ambientes externos e fiquem atentas a sintomas como dificuldade para respirar e irritação na garganta.
Por volta das 17h, o site de monitoramento em tempo real da companhia suíça IQAir indicava uma qualidade do ar moderada no Distrito Federal, com níveis de micropartículas na atmosfera aproximadamente cinco vezes acima do limite saudável sugerido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Esta é a segunda ocorrência nesta semana em que o DF apresenta concentração elevada de névoa seca. O meteorologista do Inmet Olívio Bahia ressaltou que não se pode descartar incêndios como causa. Ele explicou que queimadas em estados próximos, como Minas Gerais, São Paulo e Goiás, podem gerar fumaça que, carregada pelos ventos, alcança o Distrito Federal.
Além disso, conforme o especialista, partículas de poeira e outros materiais comuns nessa época do ano também podem estar contribuindo para esse cenário. Olívio Bahia acredita que a situação observada provavelmente decorre da combinação de vários fatores, incluindo fumaça de incêndios regionais e presença de partículas locais na atmosfera.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login