Mundo
Nicarágua fecha acordos comerciais com regiões da Ucrânia sob controle russo

A Nicarágua firmou acordos comerciais com cinco áreas da Ucrânia atualmente controladas pela Rússia, segundo relatos de fontes oficiais em Manágua nesta segunda-feira (22).
Os contratos abrangem as regiões de Luhansk, Donetsk, Zaporizhzhia, Kherson e Sebastopol (Crimeia), e foram assinados em Moscou por Laureano Ortega Murillo, filho dos líderes Daniel Ortega e Rosario Murillo, que são aliados do presidente russo, Vladimir Putin.
“É uma honra estabelecer esses acordos de cooperação com estas repúblicas e regiões, que reivindicam seu direito histórico de integrarem a Federação Russa”, afirmou Ortega Murillo, conforme reportado pelo portal oficial El 19 Digital.
A Nicarágua planeja exportar alimentos e produtos agrícolas, entre outros bens, para esses territórios. Ortega Murillo ressaltou: “Estamos preparados para receber delegações das regiões e repúblicas com as quais firmamos esses acordos”.
Na América Central, a Nicarágua é considerada o principal parceiro da Rússia e da China. As relações com essas potências são lideradas pelo filho do casal que governa o país.
Desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022, Moscou ocupa cerca de 20% do território ucraniano e alega que as cinco regiões pertencem ao seu país: Donetsk, Kherson, Luhansk, Zaporizhzhia e Crimeia.
Em 2008, a Nicarágua também reconheceu a independência das regiões separatistas da Geórgia, Abecásia e Ossétia do Sul, iniciativa estimulada pela Rússia. Além disso, apoiou a anexação da Crimeia por Moscou em 2014.
A cooperação econômica e militar entre Rússia e Nicarágua se intensificou após o retorno de Ortega ao poder em 2007. O líder nicaraguense é um aliado antigo de Moscou, tendo governado o país durante a Revolução Sandinista, entre 1979 e 1990.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login