Notícias Recentes
Nikolas responde PRF sobre ‘riscos’ na BR-040 pela caminhada a Brasília
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) contestou a Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quinta-feira (22), após a corporação declarar que a iniciativa do parlamentar de caminhar do interior de Minas Gerais até Brasília oferece “riscos extraordinários” ao trânsito da BR-040. O deputado afirma que notificou a PRF e a Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) sobre o percurso.
“No próprio dia de início, a assessoria enviou ofícios à PRF e à ANTT, informando oficialmente o trajeto pela BR-040. Vale destacar que no primeiro dia o número de pessoas era pequeno”, informou a assessoria do deputado por meio de nota.
Nikolas anunciou o percurso na segunda-feira (19) a partir de Paracatu (MG), onde participava da entrega de uma emenda parlamentar. O objetivo da ação é lutar “pela liberdade e pela justiça”, em resposta “às prisões injustas do 8 de janeiro e à prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro”.
Segundo a equipe do deputado, a Secretaria-Executiva da Diretoria de Operações da PRF confirmou o recebimento do ofício e seu registro no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Por isso, avaliam que “houve comunicação formal dentro das possibilidades reais do caso”.
“A caminhada segue de forma pacífica e monitorada na BR-040, e a previsão de chegada em Brasília é para 25 de janeiro, terminando na Praça do Cruzeiro. O deputado mantém diálogo constante com as autoridades e reafirma seu compromisso com a segurança e o respeito às instituições”, afirma a nota.
A PRF, porém, afirma que não houve comunicação prévia do deslocamento junto à autoridade de trânsito, o que impossibilitou o planejamento antecipado de medidas para reduzir os riscos no trajeto. A corporação confirmou que monitora o percurso e destacou os perigos da presença de pedestres na rodovia.
Na quinta-feira, a PRF explicou que os riscos se devem às características da via (pista simples e acostamento estreito em vários trechos) e por ser a principal estrada que liga o Distrito Federal a Minas Gerais.
“A PRF dispõe de equipes focadas na segurança, acompanhando o trajeto em sua totalidade, mesmo sem ter recebido comunicação prévia do deslocamento junto à autoridade de trânsito”, ressalta o comunicado da corporação.
Detalhes da caminhada
O trajeto teve início no município de Paracatu, próximo à divisa com Goiás, distante cerca de 240 km a pé da capital federal. O parlamentar divulgou a ação em vídeo nas redes sociais.
— Eu, como deputado federal, junto a outros deputados e senadores, compartilho do mesmo sentimento diante das prisões injustas do dia 8 de janeiro e da prisão do ex-presidente Bolsonaro, em relação a este governo e ao Supremo Tribunal Federal. Tenho orado para que Deus me desse uma ideia do que fazer, e hoje chegou o momento. Por isso, decidi caminhar até Brasília em um ato simbólico para iluminar os fatos que estão ocorrendo — declarou Nikolas.
Em nota nas redes sociais, o PL, partido do deputado, apoiou a caminhada:
“É necessário agir com coragem, convicção e determinação, porque não fugimos quando a liberdade está em jogo. Vamos juntos defender uma democracia verdadeira: aquela que respeita o povo, a Constituição e o direito de pensar diferente. Bolsonaro livre, Brasil livre”, escreveu a legenda.
O início da caminhada foi anunciado uma semana após Nikolas publicar um vídeo com novas acusações de que o governo estaria monitorando e pretendia tributar o Pix, repetindo uma estratégia adotada no começo de 2025 que impactou a popularidade do governo Lula. A Receita Federal, órgãos governamentais e o presidente desmentiram a informação, que foi criticada durante uma agenda no Rio de Janeiro.
As ações do deputado de Minas Gerais ocorrem também após ele ter sido criticado e cobrado por aliados do grupo bolsonarista no ano anterior por não se posicionar em defesa do ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login