Destaque
Nilson Leitão e Jayme Campos comemoram novo curso de Medicina em Sinop
O Ministério da Educação (MEC) publicou, no Diário Oficial da União desta terça-feira, 28/10, a Portaria nº 778/2024, que autoriza a criação do curso de graduação em Medicina no município de Sinop (503 km ao Norte de Cuiabá)
Por Tabita Marinho
A autorização representa importante conquista para o Norte de Mato Grosso e é resultado direto da articulação do senador Jayme Campos (União) e do ex-deputado federal Nilson Leitão, que também foi prefeito da cidade, junto aos ministros Alexandre Padilha, de Saúde, e Camilo Santana, da Educação.
De acordo com a portaria, o curso será ofertado pela Faculdade de Ciências da Saúde Dr. Oswaldo Fortini (Faciso), com 60 vagas anuais.
“Agora, nossos jovens terão a oportunidade de estudar Medicina sem precisar sair de casa, e o Estado ganhará novos profissionais comprometidos com a saúde da nossa população”, disse o senador mato-grossense.
A implantação do curso de Medicina em Sinop, segundo o senador, é uma vitória histórica para o Norte de Mato Grosso.
“Foram quatro anos de trabalho técnico e atuação política, muita dedicação e diálogo. O senador Jayme atendeu um pedido meu e de vários prefeitos no norte do Estado e atuou em um trabalho de convencimento junto ao MEC e ao Ministério da Saúde”, relatou Nilson Leitão.
Com a autorização, a Faciso passa a integrar o seleto grupo de instituições credenciadas para ofertar o curso de Medicina em Mato Grosso.
“Essa expansão do ensino superior, principalmente na área da saúde, traz muitos ganhos para a região. A formação de novos profissionais ajuda a atender a demanda por médicos no interior do Estado, e a presença de uma universidade traz empregos, ativação da economia e contribui diretamente para o desenvolvimento regional”, afirmou Leitão, reconhecido por ter levado diversas instituições de ensino para Sinop quando era prefeito.
60 novos médicos por ano
O projeto pedagógico prevê formação de 60 novos médicos por ano, beneficiando estudantes de mais de 40 municípios da região Norte e fortalecendo o sistema público de saúde com profissionais qualificados.
A estrutura física e acadêmica da Faciso conta com laboratórios modernos, salas equipadas e um corpo docente altamente qualificado, garantindo padrões de qualidade compatíveis com as exigências do MEC.
Criador da Universidade de Mato Grosso (Unemat), quando foi governador de Mato Grosso, Jayme Campos se disse “convicto de que essa decisão consolida uma das maiores vitórias recentes da educação e da saúde no interior mato-grossense”.
Nas próximas semanas, segundo ele, a Faciso deverá realizar a aula magna inaugural do novo curso.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login