Conecte Conosco

Economia

Nissan Kait 2026: o SUV mais acessível da marca para competir com Pulse, Tera e Kardian

Publicado

em

Estivemos em São Paulo a convite da Nissan para explorar o novo Kait 2026, um veículo que faz sua estreia global no Brasil e vem se posicionar como o SUV mais acessível da fabricante.

Com fabricação em Resende (RJ), o modelo chega às concessionárias no dia 11 de dezembro com o propósito de disputar mercado com o Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera, em um dos segmentos mais disputados do país.

Gonzalo Ibarzábal, presidente da Nissan do Brasil, destacou: “Investimos R$ 6,2 bilhões no Brasil para construir a fábrica onde o Kait será produzido. Contamos com 200 concessionárias, 300 fornecedores e mais de 3.000 colaboradores”.

O Kait é o segundo SUV a surgir a partir do investimento de R$ 2,8 bilhões da Nissan no Brasil, seguindo o lançamento do novo Nissan Kicks.

Embora seja uma novidade, o Kait foi desenvolvido com base na plataforma V, a mesma do Kicks Play de 2016, com o intuito de substituir este modelo na linha da marca. Isso resulta na partilha de diversos componentes estruturais entre os dois veículos, como colunas A e B, portas laterais, vidros e teto.

As dimensões apresentam poucas variações: 4,30 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,62 m de distância entre eixos, com uma diferença de apenas 1 cm em relação ao Kicks.

O porta-malas mantém seus 432 litros, um espaço considerado generoso entre os SUVs compactos, um ponto forte do design do carro.

O conjunto mecânico provavelmente mantém o motor 1.6 aspirado flex com até 113 cv, já utilizado na geração anterior do Kicks, com consumo semelhante aos indicados pelo Inmetro:

  • 7,8 km/L na cidade e 9,4 km/L na estrada com etanol
  • 11,3 km/L na cidade e 13,7 km/L na estrada com gasolina

A transmissão deve ser automática CVT com sete marchas simuladas, embora haja possibilidade de uma versão manual para a opção mais acessível, o que pode favorecer a competitividade no preço.

O design foi totalmente renovado, inspirando-se no novo Kicks, com capô elevado, faróis finos e luzes diurnas de LED posicionadas na parte inferior do para-choque, remetendo a estilos presentes no Pulse e Tera. A abertura frontal maior ajuda a conferir um toque moderno.

Na traseira, as lanternas são mais estreitas e a placa foi deslocada para o para-choque, oferecendo uma aparência mais limpa e elegante. A tampa do porta-malas tem formato mais reto e integra parte iluminada das lanternas. Diferentemente da recente tendência da Nissan, o emblema tradicional foi mantido acompanhado do nome “Kait”.

Internamente, o SUV mantém uma proposta acessível com acabamento predominantemente em plástico com texturas variadas, apresentando melhorias em relação ao Kicks Play.

As saídas de ar laterais são retangulares, o painel de instrumentos combina uma tela digital de 7 polegadas com outra tela de cristal líquido, e o sistema multimídia é novo, embora seu tamanho não tenha sido divulgado.

Os equipamentos das versões mais completas incluem partida por botão, ar-condicionado digital e faróis de LED com acionamento automático.

Em termos de segurança, espera-se que o Kait conte com o pacote ADAS Pro Pilot, ainda que com menos recursos do que os modelos mais sofisticados da Nissan.

O lançamento do Kait faz parte de uma estratégia ampla da empresa no Brasil. Após o lançamento da nova geração do Kicks, o Kait assume o papel de SUV de entrada, combinando preço competitivo, visual renovado e espaço interno adequado para se destacar entre os SUVs compactos urbanos.

Guy Rodríguez, presidente da Nissan América Latina, afirmou: “O desenvolvimento do Nissan Kait conta com a experiência global da Nissan na produção de SUVs, incorporando soluções que atendem às demandas do consumidor latino-americano”.

Além disso, o lançamento reforça a unidade industrial como centro de exportação, com previsão de que o Nissan Kait seja distribuído para mais de 20 países.

Na mesma ocasião, a Nissan anunciou que, no final de 2026, será lançada no Brasil a nova geração do X-Trail, equipada com a tecnologia híbrida e-POWER, que proporciona tração totalmente elétrica com abastecimento por combustível convencional.

Esse veículo expandirá ainda mais a linha de SUVs da Nissan no país e consolidará o Kait como modelo de entrada dessa nova fase.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados