O Procon fará atendimento na W3 Norte, em Brasília, nesta terça-feira (15) para comemorar o Dia Mundial do Consumidor. Das 10h às 18h, uma unidade móvel ficará estacionada na Quadra 5 do Setor Comercial Norte, em frente à entrada principal do Brasília Shopping.
Serão oito servidores, entre técnicos e fiscais, disponíveis para esclarecimento de dúvidas, orientação sobre relações de consumo, consulta e registro de reclamações. Fiscais da autarquia também percorrerão o shopping para orientar visitantes e comerciantes sobre normas e cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.
Em estande montada dentro do estabelecimento, haverá às 10h palestra “Fornecedor Consciente, Consumidor Satisfeito”, para orientar comerciantes e compradores a adotar a legislação nas relações comerciais.
“São ações que realizamos cotidianamente em nossos núcleos regionais e pelo telefone 151”, informa o diretor de Fiscalização do Procon, Maurício Bomfim. “Além de tirar as dúvidas no local, o cidadão pode registrar reclamação tanto na unidade móvel quanto na área interna do shopping.”
Quem for relatar uma ocorrência precisa apresentar documento com foto, comprovante de residência e da relação de consumo – nota ou cupom fiscal. Durante o ano passado, o Procon registrou cerca de 89 mil reclamações. Nos três primeiros meses deste ano, 27 mil.
O Dia Mundial dos Direitos do Consumidor foi criado em 1962 pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, para proteger os interesses dos consumidores norte-americanos. Em 1985, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) adotou o 15 de março como Dia Mundial do Consumidor, tendo como base as Diretrizes das Nações Unidas que legitimaram a data e proporcionaram reconhecimento internacional.
Você precisa estar logado para postar um comentário Login