Conecte Conosco

Notícias Recentes

Nordeste lidera crescimento no transporte aéreo doméstico em 10 anos

Publicado

em

O Nordeste destaca-se como a região brasileira que mais evoluiu no transporte aéreo doméstico na última década. Em 2025, os aeroportos nordestinos contabilizaram um total superior a 39 milhões de passageiros, o que representa um aumento de 11,2% em relação a 2015, quando foram registrados aproximadamente 35 milhões de viajantes, segundo dados do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) baseados em relatório da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Recife obteve um crescimento de 40%, consolidando-se como o aeroporto mais movimentado da região, com cerca de 9,2 milhões de passageiros anuais entre embarques e desembarques. Desse modo, ultrapassou Salvador, que era a líder em 2015 com 7,3 milhões de passageiros.

De acordo com o ministro Silvio Costa Filho, do Ministério de Portos e Aeroportos, os avanços na infraestrutura aeroportuária e o fortalecimento da economia nacional são os principais motivos para essa expansão no setor aéreo. “Áreas com aeroportos têm oportunidade para progresso econômico, atração de negócios e fomento ao turismo”, ressaltou, citando ainda o programa AmpliAR, lançado pelo MPor no ano passado para incluir mais aeroportos regionais nas concessões.

Entre os aeroportos que registram mais de um milhão de passageiros anualmente, Porto Seguro (BA) apresentou o maior índice de crescimento, com um aumento de 73% no período. A quantidade de aeroportos na região também aumentou, passando de 26 para 41 em dez anos, reflexo da maior conexão entre as cidades nordestinas, principalmente por causa do turismo. O aeroporto de Cruz (CE), que serve como porta de acesso às praias de Jericoacoara, não operava voos comerciais em 2015, mas já registrou mais de 260 passageiros por ano em 2025.

Além do Nordeste, houve crescimento no número de passageiros no Sudeste (10,7%) e no Sul (1%). No entanto, as regiões Centro-Oeste (-11%) e Norte (-7%) registraram redução na movimentação aérea doméstica.

Em 2015, a participação do Nordeste no total dos voos domésticos era de 18%, subindo para 19% em 2025. As cinco cidades com maior fluxo de passageiros foram: Recife (9,2 milhões), Salvador (7,3 milhões), Fortaleza (5,5 milhões), Maceió (2,8 milhões) e Porto Seguro (2,4 milhões).

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados