Mundo
Noruega investiga ex-primeiro-ministro por ligação com Epstein
A polícia na Noruega anunciou na última quinta-feira (5) que iniciou uma investigação contra Thorbjørn Jagland, ex-primeiro-ministro do país, devido a suspeitas de envolvimento em “corrupção qualificada” relacionadas a seus vínculos com o falecido criminoso sexual Jeffrey Epstein.
A Autoridade Nacional para a Investigação e o Processo de Crimes Econômicos e Ambientais da Noruega, conhecida como Økokrim, informou que as suspeitas motivaram a abertura do inquérito contra Jagland.
Jagland governou a Noruega entre 1996 e 1997 e foi secretário-geral do Conselho da Europa de 2009 a 2019. Ele também presidiu o Comitê Norueguês do Prêmio Nobel da Paz entre 2009 e 2015.
Documentos divulgados recentemente pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos indicam que Jagland pediu a Jeffrey Epstein uma garantia para a compra de um imóvel em Oslo, embora o desfecho desse pedido não tenha sido informado.
Os registros mostram ainda que Jagland se hospedou em propriedades associadas a Epstein em Nova York, em 2018, e em Paris nos anos de 2015 e 2018. Em 2014, ele e sua família tinham planos para visitar a ilha particular de Epstein, mas a viagem foi cancelada.
O ministro das Relações Exteriores da Noruega, Espen Barth Eide, declarou que solicitará ao Conselho da Europa que suspenda a imunidade de Jagland, uma vez que ele ocupava o cargo de secretário-geral da organização no período investigado.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login