Conecte Conosco

Mundo

Noruegueses protestam em jogo contra Israel pedindo fim da violência para crianças

Publicado

em

O acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza não impediu que os noruegueses mantivessem os protestos durante a partida da seleção local contra Israel, válida pelas Eliminatórias Europeias da Copa do Mundo 2026. Como vem sendo habitual nos jogos da seleção israelense, manifestações em favor da Palestina dominaram as arquibancadas do Ullevaal Stadion, em Oslo.

Ao redor do estádio, cerca de mil noruegueses protestavam, exibindo bandeiras da Palestina e acusando Israel de genocídio. A polícia local acompanhou o protesto e prendeu alguns manifestantes, enquanto um forte esquema de segurança foi montado na capital norueguesa.

Na arquibancada, já com o jogo em andamento, torcedores exibiram uma grande bandeira da Palestina e uma faixa com a frase “Deixem as crianças viverem”.

Desde maio de 2024, a Noruega reconhece o Estado Palestino. A Federação Norueguesa de Futebol (NFF) tem acompanhado o Comitê Palestino da Noruega nos protestos realizados neste sábado.

“Assim como todas as pessoas, estamos muito felizes pelo acordo de paz. Isso é mais importante que a partida, é fundamental que as bombas parem e que os reféns sejam libertados. Quando discutimos sanções, nos referimos a possíveis violações das regras da Fifa. Essa discussão precisa continuar”, declarou a presidente da NFF, Lise Klaveness, em entrevista coletiva na sexta-feira.

O cessar-fogo ocorreu em meio a debates sobre a possível suspensão da seleção israelense das competições, bem como de seus clubes em torneios europeus, similar às medidas tomadas contra a Rússia após o início da guerra na Ucrânia.

A Fifa mostrava resistência a essa suspensão, mas a Uefa avançava na possibilidade dessa medida. Essa situação permitia que a seleção israelense continuasse disputando as Eliminatórias e, eventualmente, a Copa do Mundo do próximo ano.

Este não foi o primeiro protesto em jogos de Israel nesta edição das Eliminatórias. Na partida contra a Itália, realizada na última Data Fifa, torcedores protestaram virando as costas para o campo, expressando seu repúdio à guerra em Gaza.

A Itália é o próximo adversário de Israel, e a partida gera apreensão. Embora a Itália tenha sido pressionada para não jogar o confronto, o W.O. foi descartado, considerando a difícil fase da equipe nas Eliminatórias.

O jogo será realizado em Udine, onde a prefeitura expressou seu pesar pela partida. O técnico italiano, Gennaro Gattuso, comentou recentemente sobre o tema: “Eu teria preferido enfrentar uma noite de Eliminatórias tão importante em outra atmosfera. Em Bérgamo, houve entusiasmo, mas em Udine o clima será difícil. Teremos 5.000 espectadores dentro do estádio e 10.000 do lado de fora. Eu entendo, porque meu coração se parte ao ver tantas pessoas inocentes e crianças perdendo a vida. Mas temos que jogar, é nosso dever… Não podemos perder por ausência”.

Em campo, a Noruega venceu Israel por 5 a 0, liderando o Grupo I com 18 pontos, nove a mais que a Itália, que ainda jogaria neste sábado contra a Estônia. Itália e Israel possuem a mesma pontuação. O confronto entre as duas seleções definirá quem ficará em segundo lugar e garantirá vaga na repescagem para a Copa. A partida ocorrerá na terça-feira, às 15h45 (horário de Brasília).

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados