Conecte Conosco

Economia

Nova demanda de habilidades e IA transforma mercado de trabalho

Publicado

em

As decisões sobre políticas públicas serão decisivas para garantir que trabalhadores e empresas estejam prontos para a revolução da inteligência artificial (IA) e as novas habilidades exigidas pelo mercado. Um estudo recente do Fundo Monetário Internacional (FMI) destaca como essas mudanças podem aumentar a produtividade.

O relatório aponta que a capacidade dos trabalhadores de aprender novas habilidades será essencial para conseguir ou manter um emprego.

Segundo o FMI, “uma em cada 10 vagas em economias avançadas e uma em cada 20 em mercados emergentes já pede pelo menos uma habilidade nova”. Os empregos que mais demandam essas competências são profissionais, técnicos e gerenciais, especialmente na área de tecnologia da informação.

Assim, o documento recomenda que os países criem políticas para ajudar os trabalhadores a se adaptarem e adquirirem novas competências, além de facilitarem a mobilidade com moradia acessível e opções flexíveis de trabalho.

A análise do FMI utiliza dados internacionais que incluem nações avançadas e emergentes. O Brasil, por exemplo, está entre os países com alta demanda por novas habilidades, junto com México e Suécia, mas apresenta oferta insuficiente.

O relatório sugere que esses países devem investir em treinamento, especialmente em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, e podem precisar contratar trabalhadores estrangeiros com essas qualificações.

O FMI também salienta que, quando setores demandam novas habilidades, isso pode gerar renda e efeitos que elevam empregos e salários.

O sucesso dependerá de ações firmes imediatas: investir em capacitação, apoiar trabalhadores em transições de emprego e manter mercados competitivos para que a inovação beneficie a todos.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados