Mundo
Nova líder do Japão promete postura rígida com estrangeiros
A nova primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, anunciou nesta sexta-feira (24) que adotará uma postura rigorosa em relação ao cumprimento das leis por parte dos estrangeiros no país, embora tenha reconhecido a necessidade de trabalhadores imigrantes devido ao envelhecimento da população.
A líder conservadora, primeira mulher a chefiar o governo japonês, também declarou sua intenção de fortalecer a aliança com os Estados Unidos e acelerar o aumento dos investimentos em defesa, em resposta às ações militares de China, Coreia do Norte e Rússia.
Com o declínio populacional no Japão, que é a segunda nação mais envelhecida do mundo, Takaichi admitiu que alguns setores econômicos dependem da mão de obra estrangeira.
Durante sua campanha para liderar o Partido Liberal Democrático (PLD), a política de 64 anos adotou um tom firme contra os imigrantes e o aumento de turistas estrangeiros, cujo comportamento algumas vezes gera desconforto na população local.
“Enquanto mantemos uma posição contrária à xenofobia, o governo responderá de forma firme a atos dessa natureza”, afirmou em seu primeiro discurso oficial.
Takaichi está programada para receber o presidente americano Donald Trump em Tóquio no domingo (26), com o objetivo de consolidar uma relação de confiança e elevar a cooperação entre Japão e Estados Unidos a novos níveis.
A chefe do governo também expressou preocupação em seu discurso sobre as atividades militares da China, Coreia do Norte e Rússia, classificando-as como uma ameaça séria.
Takaichi destacou sua intenção de antecipar o aumento dos gastos militares para atingir 2% do PIB já neste ano fiscal, uma meta inicialmente projetada para 2027-2028.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login