Economia
Nova plataforma FPSO inicia produção no Campo de Búzios
Petrobras comunicou nesta sexta-feira, dia 2, o começo da operação da plataforma FPSO P-78 em 31 de dezembro, localizada no campo de Búzios, região do pré-sal da Bacia de Santos. De acordo com o anúncio enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a unidade tem capacidade para produzir 180 mil barris de petróleo por dia e comprimir 7,2 milhões de metros cúbicos de gás diariamente.
Esta instalação faz parte do Projeto Búzios 6, que integra o sétimo sistema ativo no campo, o maior do Brasil em reservas de petróleo. Com a ativação da P-78, a capacidade do campo será ampliada para cerca de 1,15 milhão de barris por dia, informou a empresa.
A Petrobras ressaltou que o projeto possibilita a exportação de gás para o continente através da conexão com o gasoduto Rota 3, aumentando em até 3 milhões de metros cúbicos por dia a oferta de gás no país. A P-78 representa uma nova geração de unidades próprias, desenvolvida a partir de um projeto básico que incorporou numerosas melhorias aprendidas com as primeiras unidades operando no pré-sal.
Além disso, a companhia destacou que o FPSO teve mudanças significativas em sua estratégia de contratação, construção e montagem, adotando requisitos técnicos rigorosos para elevar a qualidade e eficiência dos estaleiros responsáveis. A plataforma conta com tecnologias para diminuir emissões e otimizar a operação, como sistema de recuperação de gases de tocha e variação de rotação em bombas e compressores, além de integração energética entre correntes quentes e frias no processamento de petróleo e gás.
O projeto abrange 13 poços, sendo seis destinados à produção e sete à injeção, equipados com sistemas inteligentes de completação para melhorar o gerenciamento da produção. A unidade será conectada por dutos rígidos para produção, injeção e exportação de gás, além de dutos flexíveis para serviços, utilizando tecnologias inovadoras para fixação no FPSO. Estes dutos possibilitarão a produção em alta capacidade esperada para os poços do campo.
A P-78 chegou ao Brasil em outubro, vinda de Cingapura, trazendo as equipes de comissionamento e operação a bordo, informou a Petrobras. Essa abordagem gerou benefícios significativos, eliminando a necessidade de parada em águas abrigadas no Brasil e aumentando a segurança, confiabilidade e prontidão operacional graças ao progresso do comissionamento dos sistemas durante o transporte até o país.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login