Mundo
Nova tecnologia conecta IA ao cérebro por meio do pensamento

O avanço da ciência está tornando realidade algo que antes só existia na ficção científica: a capacidade de se comunicar apenas com o poder do pensamento, sem necessidade de falar em voz alta. Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos, desenvolveram um aparelho chamado AlterEgo que liga a inteligência artificial (IA) ao cérebro, funcionando de modo quase telepático, permitindo que comandos sejam executados apenas com os pensamentos.
Essa inovação foi criada para ajudar pessoas que enfrentam dificuldades na fala, como aquelas com esclerose lateral amiotrófica (ELA) e esclerose múltipla (EM). O dispositivo age como uma interface que pode ser usada diretamente no corpo, semelhante a um fone de ouvido.
O AlterEgo não lê mentes diretamente, mas capta os pequenos sinais elétricos dos músculos usados na fala. Esses sinais são enviados para uma IA, que interpreta e prevê o que a pessoa quer dizer. Depois, o dispositivo transmite o som para o usuário por meio de fones de condução óssea, eliminando a necessidade de usar os olhos ou mãos para se comunicar.
Ao contrário de outras tecnologias semelhantes que exigem cirurgia para funcionar, o AlterEgo é um dispositivo não invasivo. O Arnav Kapur, diretor executivo da empresa AlterEgo e pesquisador do MIT, explicou que a ideia é permitir que usuários façam buscas na internet, conversem silenciosamente com outras pessoas ou interajam diretamente com uma IA, tudo isso sem necessidade de falar ou utilizar dispositivos tradicionais.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login