Conecte Conosco

Mundo

Nova York escolhe prefeito com Mamdani, socialista, como favorito

Publicado

em

Os moradores de Nova York estão indo às urnas nesta terça-feira (4) para escolher o próximo prefeito da maior cidade dos Estados Unidos, com Zohran Mamdani, um jovem político de 34 anos e socialista, como o principal candidato.

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, já criticou Mamdani, chamando-o de “comunista” e ameaçando cortar recursos federais para Nova York caso ele seja eleito.

Zohran Mamdani nasceu em Uganda em uma família de origem indiana e é cidadão americano. Ele promete trabalhar para diminuir o custo de vida dos moradores comuns da cidade. De acordo com uma pesquisa recente da AtlasIntel, Mamdani lidera as intenções de voto com 41%.

O ex-governador estadual Andrew Cuomo, acusado de agressão sexual e que participa como candidato independente após perder as primárias democratas para Mamdani, aparece com 34% nas pesquisas.

O candidato republicano Curtis Sliwa, fundador do grupo de vigilância contra crimes “Guardian Angels”, tem 24%, e sua votação pode influenciar os resultados se seus apoiadores optarem por votar em Cuomo.

As urnas abriram às 6h locais (8h em Brasília) e vão fechar às 21h (23h em Brasília).

Andrew Cuomo pediu aos eleitores que votem na sua experiência para promover mudanças, segurança e oportunidades econômicas para a cidade.

Na votação antecipada, mais de 735 mil pessoas votaram, um recorde segundo autoridades eleitorais.

O atual prefeito, Eric Adams, eleito em 2021, desistiu de tentar a reeleição após enfrentar várias denúncias de corrupção, e declarou apoio a Cuomo.

Durante o fim de semana do Halloween, Zohran Mamdani percorreu vários clubes noturnos vestindo seu terno escuro pedido votos.

Se eleito, ele será o primeiro prefeito muçulmano de Nova York, uma cidade conhecida por sua diversidade cultural. Mamdani até fez um discurso em árabe a seus apoiadores, o que causou insatisfação entre os republicanos mais radicais.

Cuomo visitou todos os cinco distritos da cidade na segunda-feira, enquanto Sliwa foi pelas ruas da cidade promovendo sua dura posição contra o crime.

A principal discussão desta eleição tem sido sobre o alto custo de vida, a segurança e a relação que cada candidato pretende ter com Trump.

Grant Reeher, professor de Ciência Política da Universidade de Syracuse, acredita que, se Mamdani for eleito, haverá um forte confronto político entre ele e o presidente.

Mais tarde, outros estados americanos também vão realizar eleições para governador, que são importantes para medir o clima político do país, a menos de um ano das eleições de meio de mandato que definirão o controle do Congresso.

Uma vitória dos candidatos democratas nesses estados seria interpretada como um renascimento da oposição antes das eleições nacionais do próximo ano.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados