Economia
Novas regras do PAT podem baixar preços, diz Guilherme Mello
O secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, afirmou nesta sexta-feira, 14, que as recentes alterações nas normas do vale-alimentação e vale-refeição podem impactar alguns preços, mas não devem influenciar os índices gerais de inflação.
“Com essas modificações, haverá uma diminuição do custo de intermediação, inclusive para os estabelecimentos comerciais, que repassavam esses custos aos preços. Portanto, ao reduzir esses custos, pode ocorrer uma queda nos valores cobrados”, explicou Mello em entrevista à CNN Money.
As novas diretrizes do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) foram sancionadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na terça-feira. O decreto estabelece que a taxa cobrada dos estabelecimentos, conhecida como Merchant Discount Rate (MDR), seja limitada a 3,6%, enquanto a tarifa de intercâmbio fica restrita a 2%.
Guilherme Mello destacou que a reforma tende a beneficiar os consumidores de modo geral, embora a redução de preços possa ser específica para determinados produtos. “Essa mudança não necessariamente alterará os indicadores da inflação, mas poderá refletir em diminuições de valores de alguns itens, o que é vantajoso para o consumidor”, acrescentou.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login