Economia
Novas tecnologias com inteligência artificial chegam às escolas de São Paulo em 2026
As escolas públicas de São Paulo irão implementar uma nova tecnologia de inteligência artificial a partir de 2026, visando facilitar o ensino e a correção de atividades escolares. A rede estadual passará a usar a tecnologia OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres) como auxílio na elaboração e correção de redações.
Esta ferramenta possibilita transformar textos escritos à mão em arquivos digitais, o que vai ajudar os professores a avaliar os trabalhos dos alunos de forma mais rápida e eficiente.
Com o OCR, os docentes poderão tirar fotos das redações manuscritas e a tecnologia converterá automaticamente esses textos em formato digital, acelerando as etapas de leitura e a devolutiva pedagógica.
Segundo a Secretaria da Educação, esta inovação visa facilitar o trabalho dos professores e aprimorar o monitoramento do progresso dos estudantes.
Um projeto-piloto realizado no segundo semestre de 2025 testou a tecnologia envolvendo quase 80 mil estudantes do 7º ano em 115 escolas na capital e região metropolitana. A partir de 2026, o uso da ferramenta será expandido para os anos finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio.
Em 2025, o jornal O Globo revelou que o governo paulista já empregava inteligência artificial para corrigir as tarefas escolares feitas em casa por estudantes da rede pública estadual. A plataforma chamada TarefaSP tem sido usada para que os alunos realizem exercícios baseados no currículo estadual e cada conjunto de questões é liberado após os professores abordarem o tema em sala de aula. Essa tecnologia irá corrigir automaticamente as respostas discursivas que não são avaliadas com nota.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login