Centro-Oeste
Novembro Azul: campanha oferece serviços de saúde e cidadania gratuitos
Como parte da campanha do Novembro Azul, dedicada à prevenção e combate ao câncer de próstata, a Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) disponibilizará gratuitamente diversos serviços para pessoas em situação de vulnerabilidade na próxima terça e quarta-feira (18/11 e 19/11), das 8h às 14h, em frente à Biblioteca Nacional, localizada na Esplanada dos Ministérios.
Este evento integrará iniciativas de resolução de conflitos, fortalecimento da cidadania e elevação da autoestima. A DPDF oferecerá serviços jurídicos, cortes de cabelo, distribuição de lanches, orientações sobre pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, além de atendimentos na área da saúde.
Celso Murilo de Britto, chefe da Assessoria Especial da DPDF e coordenador do projeto Quarta do Cidadão, destaca que este trabalho periódico é fundamental para proporcionar respostas imediatas às necessidades das pessoas: “Cada atendimento representa uma vida mudada — seja pelo reconhecimento de paternidade, pelo acesso à saúde ou pela escuta atenta de quem busca orientação e respeito.”
Serviços oferecidos
- Caesb: mudanças de titularidade; agendamento de atendimentos; distribuição de água potável; religação; revisão de contas; negociação e renegociação de dívidas; suspensão do fornecimento.
- Caixa Econômica Federal: consulta ao PIS e FGTS; desbloqueio dos aplicativos Caixa Tem e FGTS; emissão de boletos, cartões sociais, contas correntes e poupanças; renegociação de dívidas.
- Defensoria Pública da União (DPU): auxílio em benefícios federais como INSS, BPC e LOAS.
- Defensoria Pública do Distrito Federal: assistência jurídica; atendimento psicossocial (Suap); exames de DNA gratuitos.
- Escola de Barbeiros Roberto Ramos: serviços de barba e corte de cabelo.
- Instituto de Cultura, Cidadania e Desenvolvimento Social (Incide) – Projeto Visão para Todos (19/11 apenas): atendimentos oftalmológicos.
- Instituto Diabetes Brasil (19/11 apenas): orientações sobre diabetes e testes de glicemia.
- Neoenergia: esclarecimento de dúvidas e solicitação de serviços.
- Polícia Civil do Distrito Federal: emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
- Secretaria da Pessoa com Deficiência: cadastro da pessoa com deficiência; emissão da carteira de identificação para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEC); distribuição de materiais informativos; orientações sobre Passe Livre Especial e BPC.
- Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet): atendimento ao empregador; distribuição da Cesta do Trabalhador; CTPS Digital; inscrições e orientações para cursos; orientação profissional; programa PROSPERA (Microcrédito); vagas de emprego.
- Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) (19/11 somente, com senhas limitadas): serviços do Cras.
- Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus): serviços disponíveis no Na Hora.
- Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) (18/11 apenas): serviços de vacinação.
- Secretaria de Turismo do DF: emissão de carteiras para artesãos e manualistas.
- Serviço Social da Indústria da Construção-DF (Seconci-DF) (18/11 apenas): atendimento odontológico com limpeza e restauração dentária.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login