Economia
Novidades em biscoitos e chocolates para a Páscoa com alta do cacau
Impulsionada pela subida no custo do cacau e frete, a indústria alimentar chega à Páscoa deste ano apostando na variedade de produtos além do tradicional chocolate para proteger margens e aumentar vendas, que se concentram nesta semana específica antes da Sexta-Feira da Paixão.
Além dos clássicos ovos ao leite, grandes fabricantes ampliaram sua linha incluindo colombas, biscoitos, tabletes e opções premium, com parcerias de chefs famosos. A meta é crescer entre 10% e 30% nas vendas.
Segundo a IBEVAR-FIA Business School, espera-se uma movimentação de R$ 3,82 bilhões nesta Páscoa, com alta média de 4,5% sobre o ano anterior. A Abicab indica que dos 803 produtos no mercado, 134 são novidades além do tradicional ovo ao leite.
Para Emerson Larizza, CEO da Higge, consultoria de varejo, diversificar o portfólio é crucial, oferecendo desde produtos premium e personalizados até opções mais acessíveis.
“Há uma segmentação de sortimento. Nessa época, 38% dos consumidores buscam descontos, e grande parte das compras ocorre nos últimos dias,” ressalta Larizza.
De acordo com pesquisa da CNDL e SPC Brasil, feita com a Offerwise Pesquisas, 65% dos brasileiros planejam compras para a Páscoa, representando 4,2 milhões a mais que em 2025, sendo que 45% devem comprar na própria semana do feriado.
Marcas principais reforçam suas estratégias para o período de compras finais. A Biscoitê, por exemplo, amplia sua presença em lojas físicas e lança novos produtos.
Raul Matos, CEO da Biscoitê, informa sobre um ovo de limão-siciliano feito com chocolate, recheado com farofa de limonê, ganache de limão e geleia de frutas silvestres, além de versões com pistache e creme de avelã.
“Prevemos um aumento de 60% para a marca comparado à Páscoa passada, impulsionado pela diversificação do mix e abertura de lojas em pontos estratégicos. No e-commerce, a expectativa de crescimento é de 150% até 2026 devido a investimentos digitais e fidelização online,” detalha Matos.
Ele destaca que a pressão inflacionária demanda lançamentos mais planejados.
“O câmbio influencia o custo de insumos importados, exigindo planejamento financeiro rigoroso. O preço do cacau permanece elevado em 2026, desafio enfrentado por todo o setor.”
Produtos para todos os bolsos
A Dengo lançou 10 produtos para a Páscoa dentro de um portfólio com 28 itens. Cintia Moreira, CEO da Dengo, destaca o uso de ingredientes brasileiros como o cacau amazônico 70%, combinando castanhas e cupuaçu.
Também foram criadas versões com morango ao leite, limão com tapioca e banana sem açúcares. A empresa aposta em produtos menores, adequados para presentes.
“Esperamos crescer cerca de 30% no faturamento em relação ao ano passado. O principal desafio do setor é o impacto do aumento do preço do cacau globalmente, devido a menor oferta, problemas climáticos e maior demanda.”
Parcerias com chefs renomados
A Bauducco visa crescimento de 12% com foco em colombas, biscoitos, bombons e ovos premium, em colaboração com a chef Carole Crema, que criou ovos trufados, bombons e barras de chocolate.
Luis Iannini, diretor de Marketing da Bauducco, diz que as novidades incluem embalagens para colombas de 600 gramas, biscoitos temáticos e lascas sabor chocolate.
“Na Casa Bauducco, esperamos quadruplicar a participação sazonal nas vendas, com ovos de Páscoa 14 vezes maiores e colombas com volume dobrado neste ano.” O planejamento antecipado e gestão de portfólio são usados para manter competitividade e oferta constante.
Ovos meio amargo e sabores novos
Carolina Neugebauer, CEO da Noir Chocolates, destaca o sucesso do ovo meio amargo recheado com caramelo e crocante de açúcar caramelizado com avelã e especiarias, criado junto com o confeiteiro Lucas Corazza.
“Estimamos aumento de 25% no faturamento, apoiado pela ampliação do portfólio e faixas de preço variadas para atrair diferentes perfis de consumidores. Também focamos no desenvolvimento de ovos de luxo com receitas e apresentação diferenciadas.”
Na Milky Moo, a meta é faturar R$ 800 mil em 2026, quase o dobro de 2025. Segundo Alice Urbanetto, CMO, novos sabores como Pandona (chocolate com creme de avelã) e Malhada (com biscoito) são aposta.
“O preço alto do cacau continua pressionando o setor, exigindo controle de custos e foco no valor percebido. Investimos em sabores já conhecidos da marca para garantir sucesso.”
Estratégia das grandes marcas
A Nestlé, controladora da Garoto, manteve estável a produção de ovos em 2026 e foca em itens para presente e expansão no varejo, com mais de 500 mil pontos de venda.
Paula Munhoz, diretora de Marketing para Chocolates da Nestlé Brasil, comenta:
“Inovamos em formatos regulares e sabores em tabletes recheados das marcas Prestígio, Negresco, Charge e Galak, além de edições exclusivas de KitKat para o período. Oferecemos portfólio amplo e diversificado, desde opções econômicas até presentes especiais e tabletes para variadas ocasiões.”
Marcas como Kopenhagen e Brasil Cacau aumentaram 20% na produção de Páscoa com novidades e uso de marcas licenciadas, que pode crescer até 30%, com sabores como Pretzel, Macadâmia Caramelizada e Cookies & Cream.
Pedro Velardo, head de Marketing da Kopenhagen, destaca:
“Apesar do cenário desafiador pela alta do cacau em 2025, conseguimos mitigar impacto com reorganização do portfólio e ganhos na eficiência industrial.”
Juliana Bonamin, vice-presidente de Vendas da Mondelēz Brasil (dona da Lacta), relembra:
“Oferecemos 19 opções de ovos, cinco barras recheadas e caixa de bombons na Páscoa. Apresentamos o Ovo Bis Limão, combinando chocolate branco com notas cítricas.”
“Nossa estratégia inclui portfólio amplo, com vários sabores, formatos e preços, desde ovos tradicionais até caixas para presente. O e-commerce é cada vez mais importante e esperamos crescimento de 24% nessa área, seguindo o comportamento do consumidor digital.”


Você precisa estar logado para postar um comentário Login