Brasil
Novo presidente é eleito para o Conselho de Ética da Câmara
O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados escolheu hoje (1°) o deputado Fabio Schiochet (União-SC) como o novo líder do grupo.
O Conselho é formado por 21 titulares e seus respectivos suplentes, e tem a função de aplicar sanções disciplinares quando há violação das normas de conduta parlamentar na Câmara. As penalidades podem incluir desde suspensão até a perda do mandato.
O mandato do deputado Fabio Schiochet será de dois anos. Ele já desempenhou o papel de secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados entre 2019 e 2020, além de ter presidido as comissões de Minas e Energia, e de Defesa do Consumidor.
Ao ser eleito, Fabio Schiochet destacou que o momento mais delicado para o Conselho é a decisão de cassar o mandato parlamentar. “O momento mais difícil para o Conselho é revogar o voto popular que elegeu um parlamentar. Não podemos permitir que nossa democracia, nosso respeito, e esta Casa sejam prejudicados por parlamentares inseridos nesse contexto”, afirmou.
Nos últimos dois anos, o Conselho de Ética recebeu 35 denúncias contra deputados. O novo presidente substitui Leur Lomanto Júnior (União-BA), que conclui seu mandato à frente do Conselho.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login