Notícias Recentes
Novo presidente interino do Corinthians é Osmar Stabile

Osmar Stabile foi escolhido para ser o presidente do Corinthians após uma votação feita pelos membros do conselho do clube, realizada na sede, no Parque São Jorge, zona leste de São Paulo, na última segunda-feira (25/8). Antes da eleição oficial, ele já ocupava o cargo de forma temporária.
Osmar Stabile era vice-presidente de Augusto Melo, que foi afastado no começo do mês. A eleição foi conduzida pelo presidente do conselho, Romeu Tuma Júnior.
Osmar Stabile é um empresário do setor metalúrgico e já teve participação em diretorias anteriores do Corinthians, incluindo durante a gestão de Alberto Dualib em 2007. Ganhou destaque nacional em 2019 ao admitir que produziu, por conta própria, um vídeo exaltando o golpe militar de 1964, que foi divulgado pela assessoria do Palácio do Planalto na época do governo de Jair Bolsonaro. Apesar disso, negou ter ligação direta com o ex-presidente, embora tenha declarado voto em Bolsonaro.
Contexto da eleição
A eleição de Osmar Stabile ocorreu após a saída de Augusto Melo, removido do cargo no dia 9 de agosto por investigações policiais envolvendo um contrato de patrocínio entre o Corinthians e a empresa de apostas Vai de Bet. A Polícia Civil identificou irregularidades na negociação.
Augusto Melo e outros envolvidos, como Marcelo Mariano dos Santos, Sérgio Lara Muzel de Moura e Alex Fernando André, foram formalmente acusados de crimes como associação criminosa, furto qualificado e lavagem de dinheiro. Outros dois acusados respondem somente por lavagem de dinheiro.
A defesa de Augusto Melo manifesta confiança na inocência do ex-presidente e reclama das investigações, solicitando a transferência dos processos à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal, além de realizar investigação paralela para demonstrar sua inocência.
Desvios financeiros e investigações
O Ministério Público de São Paulo (MPSP) apresentou denúncia afirmando que recursos desviados da negociação de patrocínio foram usados para pagar dívidas e prejuízos da campanha de Augusto Melo. O suposto esquema teria causado um prejuízo superior a 40 milhões de reais ao Corinthians, incluindo valores relacionados à rescisão contratual com a antiga patrocinadora.
Foram solicitados ainda o pagamento da indenização correspondente e o bloqueio de bens dos acusados para cobrir esse valor.
Defesas dos acusados
A defesa de Augusto Melo, liderada pelo advogado Ricardo Jorge, afirma que as acusações não têm fundamento, ressaltando que a campanha eleitoral de Augusto Melo foi modesta e financiada por doações voluntárias, afastando a hipótese de dívidas de campanha ou enriquecimento ilícito. A defesa destaca que o processo de contratação da Vai de Bet respeitou os trâmites institucionais do clube.
A defesa da empresa UJ Football Talent e do sócio Ulisses de Souza Jorge declarou estar surpresa com as acusações e pretende contestá-las judicialmente.
Ameaças e contexto pessoal
O inquérito policial também relata que Augusto Melo teria sido ameaçado de morte por um agiota devido a dívidas relacionadas às suas campanhas eleitorais em 2020 e 2023, o que foi denunciado anonimamente à polícia. Relata-se que o presidente afastado chegou a usar colete à prova de balas por causa dessas ameaças.
A EMS, empresa mencionada nas investigações, declarou não ter nenhuma relação com o Corinthians.
Processo e indiciamento
Além de Augusto Melo, foram indiciados ex-dirigentes e empresários por associação criminosa, furto qualificado e lavagem de dinheiro. O inquérito aponta que intermediadores verdadeiros do contrato de R$ 360 milhões com a Vai de Bet foram outros indivíduos, e identificou o uso de empresas de fachada no esquema.
Sobre Augusto Melo
Augusto Pereira de Melo nasceu em 28 de janeiro de 1964, em Itambé, Paraná, e reside na zona leste de São Paulo. Empresário no setor têxtil e proprietário de quadras esportivas e estacionamentos, é associado ao Corinthians há cerca de 40 anos, tendo sido conselheiro e atuado na base do clube em gestões anteriores.
Concorrente a cargos de liderança, participou das eleições presidenciais em várias ocasiões, alcançando o cargo em 2023 com maioria dos votos.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login