Mundo
Novo primeiro-ministro tailandês promete realizar eleições em poucos meses

O primeiro-ministro recém-eleito da Tailândia, Anutin Charnvirakul, garantiu neste sábado (6) que realizará eleições legislativas dentro de quatro meses, cumprindo a promessa feita anteriormente, após uma semana sem governo devido à destituição de sua predecessora.
“Estou confiante de que tomaremos a decisão política correta ao dissolver o Parlamento dentro de quatro meses”, afirmou o também empresário do setor imobiliário durante encontro na sede de seu partido, com transmissão na imprensa local.
O político conservador acrescentou que pretende montar sua equipe ministerial rapidamente, já tendo confirmado os nomes dos ministros das Relações Exteriores e da Energia.
Anutin assumiu como primeiro-ministro na sexta-feira passada, após a remoção de Paetongtarn Shinawatra, membro de uma família que tem desempenhado papel central na política tailandesa nas últimas duas décadas.
A família Shinawatra historicamente entrou em conflito com os partidos monarquistas e pró-militares do país, que os viam como uma ameaça à ordem tradicional.
A ex-primeira-ministra foi afastada por sua administração durante a recente crise fronteiriça com o Camboja, situação que deixou o país sem governo por uma semana.
Anutin já ocupou cargos como vice-primeiro-ministro, ministro do Interior e da Saúde, além de ser conhecido por ter cumprido a promessa de descriminalizar a maconha em 2022.
Para que sua nomeação como primeiro-ministro seja oficial, a aprovação do rei da Tailândia ainda é necessária.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login