Centro-Oeste
Novo Processo para Tirar CNH no Detran-DF: Validade do Pedido Agora é Indefinida
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) declarou na manhã de terça-feira (16/12) o começo das ações para implementar novos procedimentos na obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Uma das mudanças já efetivadas pelo órgão é a eliminação da validade de 12 meses para o processo, que agora não tem mais prazo para expirar. Antes, caso os candidatos não concluíssem o processo de obtenção da CNH dentro de um ano, precisavam reiniciar todo o procedimento.
Também foi abolida a exigência de realizar curso de atualização para aqueles com exames de aptidão física e mental vencidos há mais de cinco anos, algo antes obrigatório para a renovação do documento.
Até o final do ano, a expectativa é aplicar outras modificações, tais como:
- Alteração dos processos para tirar a habilitação;
- Inclusão e mudança de categoria da CNH com isenção da taxa para o primeiro reteste em caso de reprovação;
- Atualização do banco de questões do exame teórico, conforme determinação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran);
- Revisão do sistema para o exame prático.
As provas do novo modelo, tanto teóricas quanto práticas, deverão ser aplicadas a partir de janeiro. Além disso, haverá atualização dos manuais e procedimentos técnicos, bem como capacitação das comissões examinadoras.
As próximas etapas da implementação serão divulgadas aos poucos, conforme forem avançando, pelos meios oficiais do Detran-DF.
Segundo o Detran-DF, a previsão é que todas as adaptações previstas pela Resolução nº 1.020, de 1º de dezembro deste ano, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estejam concluídas até o fim de janeiro.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login