Economia
Nu Asset lança fundo de índice de bitcoin na B3
A Nu Asset, gestora de fundos do Nubank, anunciou o lançamento de um novo fundo de índice (ETF) que dá exposição a contratos futuros de bitcoin negociados na Bolsa brasileira, a B3. Esse produto replica o Índice Nasdaq Brazil Bitcoin Futures TR, criado exclusivamente pela Nasdaq para este fundo.
Denominado NBIT11, o ETF segue o desempenho dos contratos futuros de bitcoin com vencimento mensal mais próximo na B3. Desde o lançamento dos contratos futuros de bitcoin locais, em abril do ano passado, já houve mais de R$ 2 trilhões em volume financeiro movimentado.
O NBIT11 está disponível para negociação na B3, com cota estimada inicialmente em R$ 50. A taxa anual de administração é de 0,50%, com liquidez diária para resgate, sendo prevista redução progressiva da taxa conforme o patrimônio do fundo aumenta.
O Brasil foi pioneiro na oferta de ETFs de criptoativos à vista, com os primeiros lançados em 2021. Atualmente, esses fundos representam a terceira maior categoria em termos de patrimônio líquido entre os fundos de índice brasileiros.
Enquanto esses fundos oferecem exposição direta às criptomoedas e cuidam da custódia, o novo produto da Nu Asset proporciona acesso através de contratos futuros negociados na bolsa. Segundo Andrés Kikuchi, diretor executivo da Nu Asset Management, este tipo de produto futuro pode facilitar a entrada para investidores que buscam uma alternativa mais confortável.
Além disso, do ponto de vista de diversificação, os contratos futuros possibilitam exposição ao preço do bitcoin e também à dinâmica dos diferentes vencimentos dos contratos. Isso abre possibilidades para estratégias variadas, como arbitragem.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login