Mundo
Número de mortos em ataque armado no Equador sobe para 7
Sete pessoas perderam a vida e outras dez ficaram feridas durante um ataque à tiros na noite de véspera de Ano Novo em Manta, uma cidade portuária localizada no sudoeste do Equador, informou a polícia nesta quinta-feira (1º).
O incidente aconteceu três dias após outro ataque violento que resultou na morte de seis pessoas, incluindo um bebê. Ambos os episódios foram registrados na província de Manabí, onde, devido ao aumento dos assassinatos, foi instaurado estado de exceção na quarta-feira, junto com mais oito províncias.
A imprensa local indicou que o ataque ocorreu aproximadamente às 23h (1h da manhã de Brasília), quando um grupo comemorava a chegada do novo ano em uma área externa de uma residência.
O coronel Carlos Rivadeneira, chefe da polícia de Manta, comentou que sete pessoas morreram, incluindo uma criança, e dez ficaram feridas.
“No local do ataque, dois faleceram, e outros cinco nos hospitais”, explicou Rivadeneira. Inicialmente, a polícia havia reportado seis mortes.
As autoridades acreditam que o ataque foi motivado pela disputa de territórios entre grupos criminosos, apesar de os registros policiais indicarem que as vítimas não possuíam antecedentes criminais.
Após o ataque, os criminosos deixaram panfletos com ameaças, o que sugere que o ato foi cometido por uma gangue rival, acrescentou o chefe da polícia.
O Equador está enfrentando uma guerra entre gangues ligadas ao tráfico de drogas e conexões com cartéis internacionais, que tem tornado o país o mais violento da América Latina.
O ano de 2025 registrou um novo recorde de assassinatos. De janeiro a novembro, mais de 8.300 pessoas foram assassinadas, segundo dados do Ministério do Interior.
Este número ultrapassa as mortes violentas registradas em 2023, quando o país teve uma taxa de 47 homicídios por 100.000 habitantes.
O Observatório do Crime Organizado calcula que a taxa de homicídios para 2025 será de 52 mortes violentas para cada 100.000 habitantes.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login