Conecte Conosco

Mundo

Número de mortos por enchentes e deslizamentos no México sobe para 76

Publicado

em

O total de óbitos confirmados devido a uma intensa sequência de chuvas que provocou enchentes e deslizamentos graves no México subiu para 76, enquanto 27 pessoas continuam desaparecidas, conforme comunicado oficial divulgado nesta segunda-feira (20).

O desastre, que teve início duas semanas atrás após dias consecutivos de precipitações excepcionalmente fortes, ainda isola 119 localidades nas regiões central e leste do país, devido à obstrução ou destruição de vias terrestres, conforme relatório apresentado na entrevista coletiva matinal da presidente Claudia Sheinbaum.

“A atenção à emergência (…) ainda não terminou, continuamos trabalhando”, afirmou a líder do país, que anunciou também o repasse inicial de uma ajuda financeira direta no montante de 10 bilhões de pesos (equivalente a 2,9 bilhões de reais) destinado a cerca de 100.000 famílias afetadas pelas inundações.

O estado de Hidalgo, que faz fronteira com a capital mexicana na região central, concentra a maioria dos municípios isolados (65), em razão de sua localização em áreas montanhosas onde as rodovias foram severamente danificadas pelos deslizamentos.

Já Veracruz, situado na costa leste com litoral no Golfo do México, foi a região mais impactada pelas enchentes. Muitas de suas comunidades são cortadas por rios chamados de “resposta rápida”, que podem transbordar em um curto espaço de tempo diante do aumento do volume de água.

Mais de 12.700 militares do Exército e da Marinha foram mobilizados nos estados atingidos pela tragédia, com diversas operações de transporte aéreo e marítimo visando levar auxílio às populações isoladas.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados