Brasil
Número de presos por engolir drogas e tentar embarcar no aeroporto de Guarulhos cresce 121%
De acordo com a PF, 91 pessoas foram presas entre janeiro e junho deste ano; em 2023 foram 41
Entre janeiro e junho deste ano, a Polícia Federal (PF) prendeu 91 pessoas que engoliram drogas encapsuladas e tentaram embarcar para o exterior, mas acabaram detidas no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. O número é 121% maior que o registrado em 2023.
Dos 91 presos em 2024, 48 são homens e 43 mulheres. No ano anterior, foram 41 registros, sendo 24 homens e 17 mulheres.
Os dados são da delegacia da PF em Guarulhos, responsável pela fiscalização do setor aeroportuário no terminal.
Segundo o levantamento da PF, o número de prisões cresceu gradualmente nos últimos anos. Em 2022, 7 pessoas foram presas nessa situação. Em 2021, apenas uma pessoa – um homem – acabou preso nessas circunstâncias.
Em 2024, o mês com mais prisões foi abril, com 29 prisões. Em seguida, aparece janeiro, com 19. O estudo ainda revela que a faixa etária da maioria dos detidos está entre 25 e 35 anos.
Além da possibilidade de serem presos e condenados por tráfico de entorpecentes, os integrantes da PF alertam que as “mulas” – como são chamadas as pessoas que engolem as drogas para transportá-las para fora do Brasil – correm risco de morte com prática no caso de alguma cápsula estourar dentro do estômago.
Quando uma pessoa é presa, segundo o protocolo, ela é levada a um hospital público para que as substâncias sejam retiradas do corpo.
Esta semana, entre quarta (10) e quinta-feira (11), três passageiros foram presos por tráfico internacional nessa situação e levadas a hospitais para que pudessem expelir a droga com segurança.
Os três, uma mulher e dois homens – embarcariam em voos para Portugal e França, mas foram interceptados por policiais federais que operam o aparelho de scanner corporal (bodyscan). Todos estavam transportando cápsulas contendo cocaína no estômago.
Total de presos pela PF transportando drogas no corpo:
- 2024 – 91 pessoas
- 2023 – 41 pessoas
- 2022 – 7 pessoas
- 2021 – 1 pessoa
CNN
Você precisa estar logado para postar um comentário Login