Conecte Conosco

Brasil

Nunes avalia pré-carnaval de SP como sucesso apesar de problemas

Publicado

em

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), considerou o primeiro final de semana do pré-carnaval na cidade como um êxito. No entanto, a festa na capital foi marcada por confusão, desordem e superlotação devido ao encontro de dois grandes blocos na região da Consolação no domingo, 8.

Alguns foliões passaram mal e as grades de proteção chegaram a ser derrubadas, levando a prefeitura a acionar um plano de contingência.

“Considerando a quantidade de pessoas e as poucas ocorrências, foi um sucesso”, declarou Nunes em entrevista à GloboNews. Segundo ele, a estrutura montada pela administração municipal para atender o público foi eficaz.

O problema iniciou com o desfile do bloco Skol, que contou com o DJ escocês Calvin Harris como atração principal. O bloco começou às 11h30 na esquina da Rua da Consolação com a Rua Pedro Taques, com apresentações dos artistas brasileiros Nattan, Xand Avião, Felipe Amorim e Zé Vaqueiro. Calvin Harris encerraria o evento a partir das 14 horas.

No entanto, por volta das 12 horas, o bloco parou de andar, houve empurra-empurra e foliões começaram a passar mal, o que levou os artistas a interromperem várias vezes suas apresentações.

O cantor Nattan parou o show três vezes para pedir a ajuda dos bombeiros e da equipe do evento para socorrer pessoas que estavam mal. Devido à superlotação, os foliões que precisavam de atendimento tinham dificuldade de acesso aos postos médicos.

Vídeos publicados em redes sociais mostraram foliões desmaiando, sendo socorridos por bombeiros civis em macas e até derrubando grades de contenção para evitar serem esmagados.

Foliões também invadiram a área da Escola Paulista de Magistratura após derrubarem as grades do prédio na Rua da Consolação, número 1400.

Na mesma rua, outros participantes precisaram segurar nas grades de portões de prédios para conseguirem respirar.

No X, antigo Twitter, um participante relatou ter quase sido pisoteado durante o desfile do DJ e alertou outros para evitar a Consolação.

A superlotação fez com que o público ocupasse todos os espaços possíveis para escapar da compressão. Há registros de foliões pulando sobre abrigos de ponto de ônibus, banheiros químicos e a marquise de uma escola estadual da região.

A Prefeitura, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a assessoria do bloco informaram que não houve registro de ocorrências graves. A PM acrescentou que aumentou o efetivo no evento devido à superlotação, sem especificar o número de policiais.

Embora nenhum órgão tenha divulgado estimativa do público, imagens aéreas feitas pela PM mostraram multidões se estendendo por vários quarteirões da Rua da Consolação.

O atraso do cortejo fez com que Calvin Harris começasse a se apresentar perto das 15 horas, com mais de uma hora de atraso. Por volta das 16 horas, a organização declarou que a situação estava controlada, apesar da continuação da superlotação. O desfile terminou às 16h40.

O bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, que desfilaria a partir das 14 horas na mesma rua, informou que seu início foi adiado por duas horas devido à confusão no bloco Skol com Calvin Harris.

Posicionamento da Prefeitura

A Prefeitura explicou que o recorde de público no bloco da Rua da Consolação levou à liberação de vias para escape e à retirada de gradis para facilitar a mobilidade dos foliões.

Às 14h55, foi acionado um plano de contingência que incluiu a abertura das transversais da Consolação para saída do público e bloqueio da entrada de novos foliões no circuito.

Nesse momento, a Guarda Civil Metropolitana assumiu a condução do trio elétrico para que o cortejo seguisse sem interrupções.

Segundo a Prefeitura, às 16h o desfile seguia sem incidentes na região central. Os postos médicos funcionaram para atender o público, e não houve registro de ocorrências graves.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados