Economia
Nvidia diz que militares chineses não usarão chips de IA dos EUA

Jensen Huang, CEO da Nvidia, afirmou que o governo dos Estados Unidos não precisa se preocupar com o uso dos produtos da Nvidia pelas forças armadas chinesas para avançar sua tecnologia militar.
Em entrevista ao programa Fareed Zakaria GPS, da CNN, exibido no domingo, Huang explicou que os militares da China evitam utilizar tecnologia dos EUA por causa dos riscos associados.
“Não precisamos ficar preocupados com isso“, declarou Huang. “Eles simplesmente não podem depender disso, pois a qualquer momento o acesso pode ser bloqueado”.
Jensen Huang e outros líderes setor tiveram perdas financeiras significativas devido às restrições cada vez mais rigorosas impostas pelo governo americano para limitar o acesso da China às tecnologias avançadas de inteligência artificial. Seguindo esta linha, o governo dos EUA justifica que o uso desenfreado dessas tecnologias pode representar uma ameaça à segurança nacional.
O CEO da Nvidia, que esteve em Washington antes de viajar para Pequim, acredita que essa política não terá sucesso, pois estimulará o desenvolvimento tecnológico interno na China, que poderá competir com a indústria americana.
Empresas americanas defendem a permissão para vender seus produtos ao maior mercado mundial de semicondutores, pois isso manteria os EUA no centro do progresso em IA.
Jensen Huang também se reuniu na semana passada com o então presidente Donald Trump para expor sua visão e reconheceu os esforços do governo para aumentar a produção doméstica de semicondutores.
A Nvidia e outras companhias do setor dependem das fábricas da Taiwan Semiconductor Manufacturing, situadas principalmente em Taiwan, perto da China continental.
Donald Trump destacou o sucesso da Nvidia, que se tornou a primeira empresa americana avaliada em US$ 4 trilhões. Embora os detalhes da reunião não tenham sido divulgados, as autoridades americanas mantêm a postura rígida de restringir o acesso chinês às tecnologias avançadas.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login