Centro-Oeste
Oab inicia consulta pública para revisão do pdot na Câmara Legislativa
A Seccional do Distrito Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) iniciou nesta segunda-feira (15/9) uma consulta pública para discutir o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot). Em 8 de agosto, a Casa Civil enviou a minuta do plano para avaliação na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Esta consulta permitirá que o projeto, que deverá ser votado no começo de dezembro, seja amplamente analisado.
Durante o período de consulta, moradores, grupos, empresas e especialistas terão a oportunidade de examinar o conteúdo do Pdot e sugerir observações detalhadas, críticas e melhorias.
De acordo com a OAB, o principal objetivo é “identificar com a população pontos a serem melhorados, lacunas ou possíveis impactos não previstos, assegurando que o plano reflita as necessidades e desejos da comunidade”.
As contribuições podem ser enviadas eletronicamente por meio de formulário disponibilizado no site da ordem, ou presencialmente pelo protocolo da entidade. A OAB recomenda que as propostas sejam claras, objetivas e bem fundamentadas para facilitar sua análise e possível incorporação.
Paulo Maurício Siqueira, Poli, presidente da OAB-DF, explica que a intenção é incentivar a participação qualificada da sociedade civil nesta discussão de grande importância estratégica, que definirá os rumos do território no futuro.
Após o período de envio das contribuições, será realizada uma audiência pública em 7 de outubro na sede da seccional para debater o tema com a sociedade. Detalhes sobre o horário e programação do evento serão divulgados posteriormente.
Sobre o Pdot
Conforme previsto na Lei Orgânica, o Pdot é um documento que estabelece as diretrizes e estratégias para as áreas urbanas e rurais do Distrito Federal, incluindo zonas ambientalmente sensíveis, definindo quais locais são apropriados para residências ou indústrias na capital.
O plano vigente foi aprovado em 2009 e sua atualização foi adiada devido à pandemia de Covid-19. Desde então, técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do DF (Seduh) estudam sugestões encaminhadas pela população com base em oito eixos temáticos para revisão, que abrangem:
- Habitação e regularização;
- Mobilidade;
- Ruralidades;
- Meio ambiente e infraestrutura;
- Gestão social da terra;
- Território resiliente;
- Participação social e governança;
- Desenvolvimento econômico sustentável e centralidades.


Você precisa estar logado para postar um comentário Login