Centro-Oeste
Objeto luminoso é visto no céu de Brasília durante a noite desta segunda-feira
O avistamento de um objeto desconhecido no céu do Distrito Federal chamou a atenção dos moradores da capital na noite desta segunda-feira (27/10).
Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram um objeto brilhante cortando o céu de Brasília. Algumas pessoas sugeriram que poderia ser um “meteoro” ou mesmo um “cometa”. A página Ceilândia Muita Treta divulgou o registro.
Outros relatos levantaram a possibilidade de ser uma “bola de fogo” ou um “asteroide”.
Ao Metrópoles, Marcelo Domingues, integrante do Clube de Astronomia de Brasília, explicou que o fenômeno observado foi a reentrada de detritos espaciais na atmosfera.
Todo objeto humano lançado ao espaço que permanece em órbita pode retornar à Terra a qualquer momento. A maior parte desses destroços se incendeia devido ao atrito com o ar, produzindo um espetáculo luminoso visível do solo.
“A Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) está analisando para identificar o objeto. Havia um alerta para reentrada nesta data, próximo ao horário, envolvendo um satélite chinês, mas não foi confirmado ainda”, comentou Marcelo.
Também houve relatos da passagem de um rastro luminoso nos céus de Minas Gerais, Bahia e Goiás na noite de segunda.
Cometa
O cometa Lemmon (C/2025 A6) esteve visível no domingo (26/10) nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, conforme informado pelo Clube de Astronomia de Brasília.
Detectado em janeiro deste ano pelo observatório Mount Lemmon, no Arizona (EUA), esse cometa de cauda esverdeada está sendo visto no Brasil desde 18 de outubro, com seu ponto máximo de visualização no Distrito Federal no domingo passado. Ele continuará visível no céu brasileiro até 12 de novembro.
O cometa foi observado nas regiões Norte e Nordeste na quinta-feira (23/10). Após cruzar o céu do Centro-Oeste, estará visível no Sul na próxima quinta-feira (29/10). Depois disso, ele deverá se aproximar do Sol e desaparecer da vista.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login