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Obras antigas em São Paulo são trunfos eleitorais de Tarcísio

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Seja como candidato à Presidência da República, seja buscando reeleição em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) aposta em obras herdadas da gestão tucana no estado como destaque eleitoral para 2026.

Muitas dessas obras tiveram início durante o governo do atual vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), quando ele comandava o Estado pelo PSDB, enfrentando politicamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por 14 anos.

Tarcísio é visto como principal opção da direita para tentar vencer Lula no próximo ano. Embora oficialmente seja candidato à reeleição, o cenário político o posiciona também como presidenciável.

Obras Envolvidas

Um dos exemplos mais emblemáticos dos atrasos é o Rodoanel Norte, cuja construção começou em 2013 no governo Alckmin. Este trecho fecha o anel viário conectando as principais rodovias que ligam o interior e o litoral à capital paulista. Tarcísio anunciou a entrega da obra em 2025, após seis anos de paralisação motivada por investigações da Operação Lava Jato e a pandemia.

A Linha 17-Ouro do Metrô, autorizada em 2012, também enfrentou atrasos. A expectativa é que inicie operação em março de 2026, com a gestão atual retomando e avançando a obra.

A Linha 6-Laranja, outro projeto iniciado em 2015, deve operar parcialmente ainda em 2026, com previsão de atender mais de 630 mil passageiros diariamente. O projeto enfrentou processos complexos de engenharia, licitação e desapropriação.

Outros Projetos e Desafios

Há projetos mais delicados, como o combate à Cracolândia, que ainda evidencia pontos críticos em diversas regiões da cidade e desafios sociais diversos.

A privatização da Sabesp, empresa estadual de saneamento, também é um tema controverso, principalmente diante dos recentes períodos de racionamento de água e aumento nas tarifas cobradas.

Tarcísio busca ainda revitalizar o centro da capital com um novo projeto administrativo, atualmente em fase de desapropriações, com o objetivo de consolidar sua marca na gestão estadual.

Obras Relevantes com Potencial Eleitoral

  • Linha 6-Laranja: Ligará Brasilândia a Perdizes, com entrega parcial prevista para o segundo semestre de 2026 e expansão até 2027.
  • Linha 17-Ouro: Conectará o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi, operando no segundo semestre de 2026.
  • Extensão da Linha 2-Verde: Prevista para ser concluída em duas etapas até 2028.
  • Túnel Santos-Guarujá: Obra submersa prometida desde 2013, com duração prevista de 5 anos após leilão realizado em 2023.
  • Contorno Tamoios: Entregue em 2022 após mais de 10 anos de obras e paralisações.
  • Rodoanel Norte: Obra iniciada em 2013, com nove anos de atraso, que será um dos maiores destaques da gestão Tarcísio.
  • Trem Intercidades São Paulo-Campinas: Projeto retomado recentemente, cuja construção deve impulsionar a ligação entre as duas cidades, promovendo melhorias no transporte regional.
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