Notícias Recentes
Obras roubadas de biblioteca entram no cadastro internacional de museus
Treze obras de Cândido Portinari e Henri Matisse, furtadas da Biblioteca Mário de Andrade no domingo (7/12), foram cadastradas no Registro de Bens Museais Desaparecidos, conhecido como a “Interpol dos museus”, pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
O cadastro contém detalhes das obras — incluindo fotos, título, autoria, descrição e dimensões — para facilitar a localização e recuperação das gravuras. Essas informações são essenciais para a Receita Federal e para a Polícia Federal, que buscam as peças em portos e aeroportos.
Foram levadas oito gravuras da série “Jazz”, de Henri Matisse, e cinco da série “Menino de Engenho”, de Cândido Portinari.
As gravuras faziam parte da exposição “Do Livro Ao Museu”, que comemorava a união dos acervos do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) e da Biblioteca Mário de Andrade. O furto ocorreu no último dia da mostra.
Um especialista consultado avaliou o prejuízo causado pelo roubo. Segundo Acacio Lisboa, diretor da Galeria Frente e da casa de leilões de arte James Lisboa, as obras de Portinari valem cerca de R$ 40 mil cada, enquanto as de Matisse fazem parte de um álbum raro valendo cerca de US$ 1 milhão, mas que dificilmente é comercializado separadamente.
Ele acrescentou que a reposição dessas obras é praticamente impossível e criticou a abordagem dos ladrões, classificando o crime como amador.
A Prefeitura de São Paulo informou ter acionado a Interpol, por meio da Polícia Federal, para evitar a saída das obras do país. Também comunicou o Instituto Brasileiro de Museus, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e a Associação de Galerias de Arte do Brasil.
Os suspeitos pelo furto foram identificados pela Polícia Civil com auxílio das imagens do sistema de monitoramento SmartSampa da prefeitura.
As autoridades informaram que a Biblioteca Mário de Andrade possui sistema de câmeras, que tem colaborado com as investigações. O local passou por perícia e as obras estavam seguradas.
A Secretaria da Segurança Pública afirmou que a Polícia Civil está empenhada em capturar os responsáveis pelo furto, registrado no 2º Distrito Policial (Bom Retiro) e sendo investigado pela 1ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco).


Você precisa estar logado para postar um comentário Login