Conecte Conosco

Mundo

Oito senadores brasileiros vão aos EUA para negociar tarifas de Trump

Publicado

em

Uma delegação de oito senadores do Brasil viajou para os Estados Unidos com o objetivo de negociar o aumento das tarifas comerciais anunciado pelo presidente Donald Trump, que entrará em vigor a partir de sexta-feira, 1º de agosto.

Os senadores estarão se encontrando com empresários em Washington, sede do governo americano, mas ainda não há confirmação sobre reuniões com autoridades oficiais do governo dos EUA.

A comitiva é composta por representantes de diversos partidos, do PT ao PL, incluindo tanto aliados quanto opositores do governo federal.

Nelsinho Trad (PSD-MS)

Nelsinho Trad é presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado. Tem uma longa trajetória política: foi vereador de Campo Grande por dez anos, deputado estadual e prefeito da capital do Mato Grosso do Sul por dois mandatos consecutivos. Tentou o governo estadual em 2014, mas não obteve sucesso. É primo de Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da Saúde. Nas eleições de 2018, elegeu-se senador pelo PTB, mas no início de 2019, mudou-se para o PSD.

Tereza Cristina (PP-MS)

Tereza Cristina representa também o Mato Grosso do Sul na comitiva e é vice-presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado. Foi secretária de Desenvolvimento Agrário no estado e deputada federal por diferentes partidos. Assumiu o Ministério da Agricultura durante o governo Bolsonaro, posição que ocupou até março de 2022, quando se candidatou ao Senado pelo PP, sendo eleita com ampla votação.

Jaques Wagner (PT-BA)

Jaques Wagner lidera o governo Lula no Senado e já foi governador da Bahia. É um dos nomes mais influentes do PT, tendo ocupado vários ministérios em governos petistas. Foi também secretário estadual e obteve uma expressiva votação para senador.

Fernando Farias (MDB-AL)

Fernando Farias é empresário do setor agrícola e assumiu o mandato de senador devido à licença de Renan Filho para assumir um ministério no governo Lula. Não possui histórico de cargos públicos antes de 2022.

Marcos Pontes (PL-SP)

Marcos Pontes foi ministro da Ciência e Tecnologia durante o governo Bolsonaro e foi eleito senador por São Paulo. Ele integra a oposição ao governo Lula no Senado e representa o estado mais afetado pelas tarifas anunciadas.

Rogério Carvalho (PT-SE)

Rogério Carvalho é médico e senador pelo PT de Sergipe, com experiência como deputado estadual, secretário de saúde e deputado federal. É líder do PT no Senado e ocupa cargo na Mesa Diretora da Casa.

Esperidião Amin (PP-SC)

Esperidião Amin cumpre seu segundo mandato como senador de Santa Catarina, tendo longa trajetória política incluindo mandatos como governador e deputado federal. Participa da Comissão de Relações Exteriores do Senado.

Carlos Viana (Podemos-MG)

Carlos Viana é líder do Podemos no Senado e tem carreira como apresentador de televisão. Foi eleito senador por Minas Gerais e, embora tenha tentado cargos executivos posteriormente, não obteve êxito.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados