Mundo
OMC precisa mudar com urgência, alerta diretora
A Organização Mundial do Comércio (OMC) necessita de uma mudança urgente, destacou nesta quarta-feira (11) sua diretora-geral, Ngozi Okonjo-Iweala, frisando que “manter as coisas como estão não é uma opção”.
“Estamos em um momento crucial, não só para a OMC, mas para todo o sistema multilateral”, afirmou durante coletiva de imprensa na sede da entidade em Genebra.
“É preciso modernizar para acompanhar a rapidez do mundo atual. A tecnologia avança em alta velocidade”, continuou, mencionando a inteligência artificial e as tecnologias quânticas.
“Se a organização não se adaptar, ficará obsoleta”, previu.
A reforma da OMC será debatida novamente na próxima conferência ministerial, que ocorrerá de 26 a 29 de março em Iaundé, Camarões.
O assunto, que tem sido discutido há anos, tornou-se mais premente diante da paralisação do órgão de apelação do sistema de resolução de disputas desde 2019, causada pelo bloqueio dos Estados Unidos à nomeação de juízes.
As discussões se intensificaram nos últimos meses no contexto das tensões comerciais após o retorno do presidente americano, Donald Trump.
A OMC oferece estabilidade e previsibilidade, destacou a diretora. “Apesar dos desafios, permanece como base para grande parte do comércio global”, reforçou. E alertou: “Sem esse sistema, haverá caos”.
“Isso quer dizer que uma empresa enviará produtos para algum lugar sem saber como serão avaliados na alfândega. Ela também não saberá como serão calculados os preços antes das tarifas serem aplicadas. Não terá certeza se terá lucro ou prejuízo”, explicou.
“Quando os produtos chegarem, a empresa poderá enfrentar regras desconhecidas”, completou.

Você precisa estar logado para postar um comentário Login