Conecte Conosco

Economia

ONS aumenta uso de usinas térmicas para garantir energia

Publicado

em

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em conjunto com o Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), pediu a elevação da geração térmica e a prontidão das usinas térmicas.

O objetivo é garantir o fornecimento de energia para o Sistema Interligado Nacional (SIN) durante o período seco e a transição para o período úmido de 2025/2026.

Essa medida faz parte das ações operacionais e sugestões do ONS para assegurar o fornecimento de energia no segundo semestre de 2025, visando atender plenamente às necessidades de carga e potência da população brasileira.

O ONS é a entidade responsável pela coordenação e supervisão da operação das instalações de geração e transmissão de energia elétrica no SIN, enquanto o CMSE monitora o setor elétrico e recomenda ações para garantir a segurança e confiabilidade do fornecimento energético.

Recomendações

Em junho, o ONS apresentou durante reunião ordinária do CMSE várias recomendações para assegurar o atendimento de potência no segundo semestre e iniciar a recuperação dos níveis dos reservatórios na região Sul.

Entre as estratégias para fortalecer a oferta de potência estão o uso da capacidade de modulação das usinas hidrelétricas no rio São Francisco e da UHE Itaipu, além da maximização da disponibilidade da geração termelétrica.

O comitê decidiu continuar monitorando o subsistema Sul, que teve os níveis dos reservatórios prejudicados por condições meteorológicas adversas nos últimos meses.

“Há uma expectativa de aumento nos níveis dos reservatórios do Sul a partir de agosto, porém continuamos vigilantes em relação à região. A questão do atendimento de potência no segundo semestre permanece prioritária, e propusemos diversas ações para garantir o atendimento da demanda”, explicou o diretor-geral do ONS, Marcio Rea.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados