Conecte Conosco

Economia

ONS prevê reservatórios abaixo de 50% no fim de janeiro em quatro regiões do Brasil

Publicado

em

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) atualizou suas previsões para janeiro e agora estima que os reservatórios das usinas hidrelétricas nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e Nordeste terminarão o mês com menos de 50% da capacidade de armazenamento.

O boletim divulgado na última sexta-feira (9) aponta que a Energia Armazenada (EAR) prevista para o fim do mês no submercado é de 46,7%. Embora esse valor seja maior que o atual (43,0%), é inferior à projeção anterior de 52,0%.

Essa diminuição reflete a redução esperada nas chuvas, conforme indicado pela Energia Natural Afluente (ENA). No Sudeste/Centro-Oeste, a previsão da ENA caiu de 82% para 65% da média histórica, equivalente a 42.820 MWmed.

No Nordeste, a previsão foi ajustada para baixo, passando de 53,2% para 49,6% da média para janeiro. Embora isso ainda represente um aumento de 2,3 pontos percentuais em relação ao nível atual, a projeção da ENA na região também caiu de 48% para 41%, equivalente a 5.452 MWmed.

Na região Norte, o armazenamento esperado para o fim do mês foi revisado para 50,5%, uma redução de 9,6 pontos percentuais em comparação com a previsão anterior. A ENA prevista também diminuiu, caindo de 90% para 59% da média histórica, o que corresponde a 9.333 MWmed.

Por outro lado, o Sul permanece como a única região com expectativas de chuvas acima da média para janeiro, com uma previsão de afluência de 7.731 MWmed, ou 102% da média histórica. Apesar disso, essa projeção foi reduzida em 2 pontos percentuais em relação à previsão anterior. Quanto ao armazenamento, a expectativa para o final do mês também diminuiu, ficando em 63,7%, abaixo dos 69,6% medidos atualmente.

Clique aqui para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe um Comentário

Copyright © 2024 - Todos os Direitos Reservados